Ciclo de debates vai avaliar políticas de igualdade racial
Ciclo de debates vai avaliar políticas de igualdade racial

A complexidade da conjuntura política nacional e os reflexos no cotidiano das vidas da população negra trazem em seu bojo o desafio de elaboração de um diagnóstico para definir ações, elaborar mecanismos de defesa e de políticas públicas.

Para traçar a radiografia da atual situação do Brasil e os impactos desse contexto adverso para a população negra, o “SOS Racismo” da Assembleia Legislativa de São Paulo, o NEAB – Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros na Universidade Federal de São Paulo, a ABPN – Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as e o Conselho Estadual de Desenvolvimento e Participação da Comunidade Negra promovem o Ciclo de Debates: “Desafios das Políticas de Igualdade Racial no Brasil”. Este ciclo acontecerá de setembro a dezembro na Assembleia Legislativa de São Paulo.

As análises serão conduzidas por pesquisadores, intelectuais e lideranças políticas, sociais e artísticas, que discutirão com o público convidado alternativas para manutenção das conquistas alcançadas e definição das ações requeridas pela conjuntura para avançar no combate às desigualdades raciais.

Nas atividades estarão reunidas expressivas lideranças negras que já desempenharam papéis estratégicos na cena política brasileira, na condição de ministros, parlamentares, estudiosos e assessores que atuaram na elaboração de políticas públicas e/ou na construção de marcos legais que atacaram as desigualdades raciais estruturais que marcam a história do Brasil.

A primeira atividade terá como foco a educação de modo amplo e, em particular a educação para relações étnico-raciais e o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Neste encontro, participarão intelectuais negros/as que atuaram no desenvolvimento de inúmeros projetos e programas educacionais voltados para a população negra e que, especialmente, exerceram funções na extinta Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC).

Em outubro, os debates serão pautados por ex-ministros da Igualdade Racial. O ciclo de debates terá ainda como foco de análise as políticas públicas raciais sob o olhar de parlamentares e espaços legislativos.

O ciclo será encerrado em dezembro com um panorama focado no campo cultural da população negra e o papel desempenhado pela Fundação Cultural Palmares.

Todas as atividades serão certificadas pela Unifesp.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *