Frente Parlamentar debate extinção da Furp e da Fundação Oncocentro de São Paulo

Frente Parlamentar debate extinção da Furp e da Fundação Oncocentro de São Paulo

Coordenada pela deputada Beth Sahão, frente será lançada na quinta-feira, na Alesp

Os cidadãos e cidadãs paulistas passam a contar com um importante espaço institucional para reforçar a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS). Será lançada, no próximo dia 24, a Frente Parlamentar em Defesa da Fundação para o Remédio Popular (Furp) e da Fundação Oncocentro de São Paulo (Fosp), na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).
O evento contará com a presença de pacientes e funcionários de ambas as instituições, além de parlamentares e lideranças do Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Saúde no Estado de São Paulo (SindSaúde-SP).
Entre as integrantes da mesa de debates, representantes do Ministério Público de São Paulo, conselhos estadual e nacional de saúde, os presidentes da Associação Paulista de Saúde Pública, da Federação Nacional dos Farmacêuticos e a Profª Drª Primavera Borelli, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP.
A criação da Frente é uma iniciativa da deputada estadual Beth Sahão (PT). Além dela, o grupo integra parlamentares de diferentes partidos e tem por finalidade debater a viabilidade das duas instituições que correm o risco de serem extintas pelo governador João Dória Jr.
“Infelizmente, o SUS está sob ataque de governos que querem transferir a responsabilidade do estado para particulares. Com isso, conquistas duramente obtidas passam a ser ameaçadas. A Furp é a maior fabricante pública de medicamentos da América Latina, com atuação no regulamento de preços para a população, e o Oncocentro faz um trabalho importantíssimo de reabilitação de pacientes com câncer de cabeça e pescoço. Eles não podem ser fechados por uma simples vontade do governador”, afirma Beth.

O evento acontece no auditório Franco Montoro, no andar Monumental da Alesp, a partir das 18h.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *