NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DO COMPANHEIRO CARLOS NEDER
NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DO COMPANHEIRO CARLOS NEDER

É com profunda dor que recebemos a notícia do falecimento do grande companheiro Carlos Neder. Amigo e parceiro de muitas lutas, ele é uma referência política de diferentes gerações. Juntamo-nos a todos os que sofrem com sua partida e manifestamos nossa solidariedade à sua família, que cuidou dele com muito amor e dedicação.

Vítima da covid-19, Neder estava internado desde o dia 8 de agosto. Acompanhamos ao longo desses dias, com muita esperança, sua luta pela vida. Uma vida inteiramente dedicada à defesa da saúde pública. Neder trilhou um caminho de lutas e partilhou sonhos junto com os movimentos populares de saúde na defesa do SUS. Paradoxalmente, parte em consequência de uma política genocida, que já promoveu a morte de mais de 590 mil pessoas amadas.

Amigos e companheiros de luta ressaltam sua inumeráveis qualidades: generoso, empático, respeitoso, comprometido, tímido, leal, atento, rigoroso, crítico, questionador, persistente, teimoso, inteligente. Muitos atributos que conformam uma personalidade instigante e sensível. Neder deixa um legado para o Estado de São Paulo como defensor da saúde e educação públicas, da ciência e da reforma agrária popular. Como secretário de Saúde do governo Luiza Erundina, ele revolucionou o modelo de gestão ao ampliar os serviços de saúde ao mesmo tempo em que fortalecia os instrumentos de democracia e de participação popular na política. Foi um dos fundadores do PT e se dedicou a lutar pelas bandeiras históricas do partido.

Neder deu uma contribuição inestimável para a bancada petista na Assembleia Legislativa. Suas reflexões profundas sobre a dinâmica do estado e das políticas públicas sempre foram estímulo para a ação e para o combate sem trégua ao neoliberalismo destrutivo, que ameaça os direitos dos trabalhadores e da população de São Paulo.

Carlos Neder vive em nós, porque somos um projeto político que teima em garantir uma vida com direitos, assim como ele teimou.

Que nossos pensamentos de paz e gratidão alcancem todos os familiares e amigos.

Deputada Professora Bebel

Líder da Bancada do PT na Assembleia Legislativa de São Paulo

2 Comments

  1. Maria Zulma Moriondo e
    25/09/2021 at 15:45

    Muito triste ter que despedir uma pessoa generosa e comprometida como o Dr Carlos Neder. Insubstituível

  2. Isabel Victoria Marazina
    25/09/2021 at 18:26

    A Saúde ficou mais órfã.Sentimos profunda dor com a partida do indispensável Carlos Neder!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *