PESQUISADORES CIENTÍFICOS PEDEM SOCORRO
PESQUISADORES CIENTÍFICOS PEDEM SOCORRO

Os ataques dos governos federal e estadual contra o setor de pesquisas foram o tema da reunião da líder da bancada  do PT, deputada Márcia Lia, com representantes dos institutos estaduais de pesquisas: a presidenta da Associação dos Pesquisadores Científico do Estado de São Paulo (APqC), Patrícia Bianca Clissa, e o diretor de ciência e tecnologia do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (Sinpaf), presidente da seção sindical de Campinas e Jaguariúna e pesquisador da Embrapa- Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Mario Artemio Urchei.

As lideranças denunciaram as mudanças na composição jurídica dos órgãos públicos aplicadas pelos governos de Doria e Rodrigo Garcia, em São Paulo, e de Bolsonaro, em âmbito nacional, que têm fragilizado o setor.

Em São Paulo, o PLC 26, aprovado pela base do governo, consolidou a terceirização e contratação de pesquisadores por projetos.

Os pesquisadores apontaram também para a gravidade da subversão do papel dos Institutos de Pesquisa, que passaram a atuar em prol exclusivamente dos interesses privados, em detrimento do interesse público e do foco no bem-estar social, principalmente nas áreas da saúde, agricultura e meio ambiente.

A deputada Márcia Lia propôs a criação de um Fórum Permanente em Defesa da Pesquisa Pública para somar forças na resistência e na defesa da pesquisa em São Paulo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.