PRÊMIO INEZITA BARROSO HOMENAGEIA ROLANDO BOLDRIN E MARÍLIA MENDONÇA
PRÊMIO INEZITA BARROSO HOMENAGEIA ROLANDO BOLDRIN E MARÍLIA MENDONÇA

A 6ª edição do Prêmio Inezita Barroso foi marcada pela homenagem ao apresentador Rolando Boldrin, falecido em novembro de 2022. O deputado Maurici, presidente da Comissão de Educação e Cultura da Alesp, presidiu a cerimônia de entrega do prêmio a vinte artistas e grupos musicais, na manhã desta sexta-feira, 3/3.

Maurici lembrou da trajetória artística de Boldrin, como ator, cantor, compositor, escritor e apresentador. Ele destacou a atuação do artista como divulgador da cultura brasileira, sobretudo do patrimônio da música caipira do Estado de São Paulo. O parlamentar entregou uma placa de homenagem a Patrícia Maia Boldrin, esposa de Rolando, produtora cultural e coordenadora do programa Senhor Brasil.

A premiação também fez uma homenagem póstuma a Marilia Mendonça, cantora, compositora e instrumentista brasileira, que faleceu vítima de acidente aéreo no ano passado. Conhecida por seu legado no gênero “feminejo”, ela é reconhecida por sua contribuição para o empoderamento feminino.

O Prêmio Inezita Barroso, criado por meio de uma resolução aprovada pela Alesp em 2016, premia anualmente artistas que se destacam pela difusão da música caipira. Neste ano, foram indicados dez artistas por parlamentares e dez pela sociedade civil. A deputada Professora Bebel, Maurici, Paulo Fiorilo, Luiz Fernando Teixeira, Dr. Jorge do Carmo e Teonilio Barba apresentaram indicações.

I – Veja quem são os dez premiados indicados pelos parlamentares:

1- NATHAN VIOLEIRO: violeiro, cantor, compositor, produtor musical e arranjador. Atua como auxiliar de regente na recém-formada orquestra de violeiros da cidade, cantor, instrumentista e músico de banda.

Local: São João de Iracema/SP

Autor da Indicação: Deputado Itamar Borges

2- ELAINE TEOTÔNIO DE PIRACICABA: cantora e professora de música, possui domínio de técnicas de canto, violão, ukulele e pandeiro.

Local: Piracicaba/SP

Autor da Indicação: Deputada Professora Bebel e Ronaldo de Abreu Almeida

3- GRUPO DE FANDANGO DE TAMANCO CUITELO: para a execução do Fandango são utilizados a viola de dez cordas, sanfona de oito baixos e o tradicional tamanco. Hoje, o grupo é formado por crianças, jovens, adultos e anciãos.

Local: Capão Bonito/SP e Ribeirão Grande/SP

Autor da Indicação: Deputado Paulo Fiorilo

4- CENTRO DE TRADIÇÕES CAIPIRAS DE ATIBAIA – CTC ATIBAIA: criado em 2015 para preservar a cultura caipira, é uma iniciativa pioneira em toda a região e tem, para além da defesa da identidade cultural paulista, propostas de inclusão com os projetos: Viola em Flor e Raízes do Catira (Atibaia)

Local: Atibaia/SP

Autor da Indicação: Ruth Rubbo

5 – CIDA AJALA: cantora e compositora, é integrante da Orquestra de Viola Caipira Municipal de Presidente Prudente.

Autor da Indicação: Deputado Mauro Bragato

6 – NETO DE OLIVEIRA – PALHAÇO MAÇANETA: leva seus trabalhos para além das lonas de circo, e vai para os pátios, ruas, praças, parques, periferia, festivais. Suas duas paixões: o Palhaço e a Gastronomia. Estuda e começa trabalhar em cozinhas diversas, até conceber o Chef Oliveira Neto – O Sabor do Riso.

Local: Jaboticabal/SP

Autor da Indicação: Deputado Luiz Fernando Teixeira Ferreira / Rafael Schiesari

7 – JORGE LUIZ E FERNANDO: dupla de música sertaneja que ao longo da carreira conquistou prêmios, lançou CDs e DVDs e, atualmente, organiza e dirige eventos musicais e dançantes. Utiliza as redes sociais para disseminar a cultura raiz.

Local: Nova Europa/SP

Autor da Indicação: Deputado Dirceu Dalben

8 – MARILIA MENDONÇA (homenagem póstuma): cantora, compositora e instrumentista brasileira. É reconhecida como líder do subgênero musical feminejo – sertanejo por mulheres – e sua contribuição para o empoderamento feminino revolucionou o universo da música sertaneja entre as décadas de 2010 e 2020.

Local: Cristianópolis/GO

Autor da Indicação: Deputado Dr. Jorge do Carmo

9 – CONGADA DO PARQUE SÃO BERNARDO: grupo de congada criado em São Bernardo do Campo pela família Lemos. O grupo é composto por 40 integrantes, inclusive membros da família Lemos e a matriarca da família, Dona Cotinha, com 83 anos.

Local: São Bernardo do Campo/SP

Autor da Indicação: Teonilio Barba

10 – TONHO PRADO: personagem criado por Adriano Prado, ator formado, professor de dança e músico. O artista defende e leva a cultura caipira por onde passa, apresentando com o seu talento o lema ‘Nunca sinta vergonha e sim orgulho de ser caipira’.

Local: Aparecida/SP

Autor da Indicação: Deputada Leticia Aguiar

II – Os dez premiados indicados pela sociedade civil:

1 – MILTINHO JORGE: atua em grandes eventos com a Caravana Sertaneja. Apresenta cantores artistas de rádio e televisão. Apresenta o programa de TV Conexão Musical.

Local: Adamantina/SP

Autor da Indicação: Luiz Carlos Felicidade

2 – ELI CARLOS IVO: violeiro, cantador, declamador, tocador de berrante, contador de causos, dança catira e compositor.

Local: São José dos Campos/SP

Autor da Indicação: APVE – ASSOCIAÇÃO DOS PIONEIROS E VETERANOS DA EMBRAER

3 – PAULINHO TREWASAE: desenvolve trabalho na área cultural, busca incentivar os artistas da cidade de Guarulhos. Atua na coordenação e direção do projeto Viola Viva. Trabalha nas tradicionais festas e atividades de cultura popular e regional. Desenvolve o projeto/evento 2ª é Viola

Local: Guarulhos/ SP

Autor da Indicação: Paulo Cezar Pereira

4 – AMIGOS & VIOLEIROS: grupo formado por duplas e solos que se apresentam no mesmo evento com diversidade musical caipira raiz. Atua num movimento muito forte de preservar a música caipira raiz como patrimônio cultural na cidade

Local: Jandira/SP

Autor da Indicação: Neide Torres

5 – GRUPO CANTAREIRA: importante referência da música popular e regional, traz fortes características herdadas da tradição da música da cultura caipira paulista. Uma longa história dedicada à poesia e à música e uma estrutura harmônica recheada de diferentes estilos musicais, formando uma sonoridade própria e singular

Local: Mairiporã/SP

Autor da Indicação: Ricardo Massonetto

6 – VIOLEIROS DE DIADEMA: O projeto busca, através da música caipira de raiz e tradicional, resgatar as práticas culturais ligadas às raízes rurais, à moda de viola, à terra e ao sertão, que se encontram submersas no imaginário individual e coletivo da população urbana.

Local: Diadema/SP

Autor da Indicação: Luiz Hermínio

7- COMUNIDADE JONGO EMBU DAS ARTES: grupo de cultura popular tradicional, praticante e mantenedor da cultura do Jongo. A cultura do Jongo compreende dança, canto e percussão, organizados em roda, com pontos (cantigas) autorais e de domínio público, seguindo o ritmo de três tambores (Tambu, Caxambu e Candongueiro) e regidos pelo mestre ou mestra responsável pela roda.

Local: Embu das Artes/SP

Autor da Indicação: Solemar Cristina da Silva

8 – GRUPO DE VIOLEIROS DE VINHEDO ‘SOM DA ROÇA’: formado por 13 integrantes com violas, violões, baixo, acordeom e percussão, sua missão é divulgar a música caipira de raiz.

Local: Vinhedo/SP

Autor da Indicação: Wagner Antonio Garbuini

9 – DONI BUENO: ator, produtor cultural e artista popular, atua no teatro popular com peças que retratam estórias, personagens e manifestações do folclore popular brasileiro e regional, sempre permeados com músicas de catira, congada, moçambique, aboio e folia de Reis. Dedica-se à construção de adereços carnavalescos, esculturas populares de taipa e papel maché, bonecos de mamulengo, pintura naif, teatro popular de palco e de rua.

Local: Jacareí/SP

Autor da Indicação: Carlos Leal

10 – MIGUEL LUIZ VILLAR: atuou de maneira relevante para a construção e valorização do que hoje se considera um dos principais elementos da cultura caipira paulista: O Samba de Bumbo e o Carnaval Paulista. A maior parte de sua obra como artista plástico dedica-se à construção da cultura de Santana de Parnaíba, do Samba de Bumbo e do caipira de todo o Estado de São Paulo. Produz esculturas de arte sacra.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *