PT repudia opção por impunidade no Conselho de Ética
PT repudia opção por impunidade no Conselho de Ética

As deputadas e os deputados estaduais do PT manifestam sua indignação ante a decisão tomada pela maioria do  Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia Legislativa de São Paulo, nesta sexta-feira 5/3, acerca da acusação de assédio sexual contra o deputado Fernando Cury (Cidadania).

Em um mês de trabalho, o Conselho de Ética apurou os fatos relativos à representação de quebra do decoro parlamentar do deputado Fernando Cury, ao cometer ato de importunação sexual contra a deputada Isa Penna (PSOL), no plenário da Assembleia Legislativa em 16/12/2021. Ao deputado acusado foi garantido o perfeito direito de defesa e ele próprio classificou como inadequado seu ato ao aproximar-se por trás da deputada e tocá-la sem seu consentimento.

Depois de adiamentos provocados por pedido de vistas, na reunião de hoje, 5/3, a maioria dos deputados, todos homens, colocaram-se contra o relatório do deputado Emidio de Souza, que recomendou pena de suspensão do mandato de Fernando Cury,  por seis meses, sem vencimentos e benefícios, o que foi contestado no voto em separado do deputado Wellington Moura (Republicanos) que propôs afastamento de apenas 119 dias.

Votaram pela impunidade os deputados Alex da Madureira (PSD), Adalberto Freitas (PSL), Delegado Olim( PP), Estevam Galvão (DEM) e Wellington Moura (Republicanos).

A decisão, favorece a impunidade, já que, na prática, não gerará qualquer mudança na atuação de Fernando Cury, que manterá seu gabinete funcionando. Pior, pode a suposta penalidade, assemelhá-se a uma licença remunerada.

As deputadas e os deputados estaduais do PT repudiam veementemente as manobras e os golpes machistas dos parlamentares que, na reunião do Conselho de Ética, atuaram pela impunidade e perpetuação da violência contra a mulher, exatamente no mês em que se celebra o 8 de março, Dia Internacional da Mulher, data de luta, denúncia e resistência.

1 Comment

  1. 05/03/2021 at 15:59

    […] 10h, em ambiente virtual e com transmissão ao vivo pela Rede Alesp. Reunião já encerrada.  Leia nota da bancada e assista à reunião […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *