Solidariedade e defesa do mandato do vereador Mateus Siqueira
Solidariedade e defesa do mandato do vereador Mateus Siqueira

Pela defesa incondicional da vida e na luta contra a covid-19, o vereador petista de Cerqueira César, Mateus Siqueira, perdeu seu mandato.

A bancada das deputadas e dos deputados estaduais do Partido dos Trabalhadores repudia veementemente a flagrante perseguição política que buscou silenciar o vereador Mateus Siqueira, da cidade de Cerqueira César, eleito com a maior votação do pleito de 2020.

Professor da rede pública estadual, integrante ativo da Apeoesp e da coordenação da subsede da CUT em Bauru, o vereador Mateus Siqueira foi vítima de calúnia que sustentou o golpe que cassou seu mandato numa sessão tumultuada, eivada de abusos e ameaças dirigidas aos que acompanhavam a sessão da Câmara Municipal de Cerqueira César na noite de quinta- feira, 16/9.

A acusação de que vereador teria invadido uma escola não confere com as imagens de vídeo que mostram Mateus sendo recebido pelos profissionais que ali estavam. O vereador, no exercício de seu mandato, realizava inspeção nas instalações das escolas municipais, e se colocava contra a abordagem que tentava que pais e responsáveis dos estudantes consentissem com o retorno às aulas presenciais, em meados do mês de maio, quando os índices de mortes por covid-19 no país se aproximavam a duas mil mortes por dia.

Num procedimento de extraordinária celeridade, que durou apenas três dias, a Câmara Municipal de Cerqueira César, deliberou a cassação do mandato democrático e popular do vereador Mateus Siqueira, num placar de oito votos a três. Numa típica ação golpista, foi cerceado o amplo direito de defesa do vereador, que atuou em defesa da vida de toda a comunidade escolar, dos alunos e responsáveis, ao fiscalizar as condições de segurança sanitária do ambiente escolar em prevenção à covid-19.

Nós, deputadas e deputados estaduais, protestamos contra todas as manobras e perseguições políticas que atingiram o mandato democrático e popular do vereador petista e manifestamos apoio incondicional ao nosso companheiro, Mateus Siqueira.

Continuaremos em luta e ao seu lado Mateus, para reestabelecer a verdade e seu legítimo mandato. Força, Mateus!

Deputada Professora Bebel
Líder da bancada do PT na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *