COM TRISTEZA, NOS DESPEDIMOS HOJE DE JOÃO FELÍCIO

As deputadas e os deputados estaduais do PT manifestam condolências aos familiares e amigos do companheiro João Felício e se despedem, com muita tristeza, de um grande lutador pelos direitos da classe trabalhadora brasileira.

Formado em desenho, plástica, educação artística e história da arte, pela Fundação Educacional de Bauru, Felício começou a lecionar como professor de desenho em São Paulo, na rede oficial de ensino, onde permaneceu até se aposentar. Iniciou sua militância política e sindical nos anos 1970 e foi presidente da Apeoesp, da CUT e da CSI (Confederação Sindical Internacional).

Em 1977, participou das mobilizações dos professores, na luta por melhores condições de vida e salário, contra a ditadura militar, nas mobilizações pelas Diretas Já e pela constituição do Sindicato dos Professores no Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp). Participante ativo da luta dos professores, João Felício liderou greves histórias, com paralisação de até 82 dias, na gestão do então governador Franco Montoro, que resultou em significativas conquistas para a categoria. Ao longo dos anos 1980,  foi um dos protagonistas da fundação do Partido dos Trabalhadores e atuou nas articulações para a fundação da CUT e da filiação da Apeoesp à central.

João Felício foi presidente Apeoesp por três mandatos. Em 2000, assumiu a presidência nacional da CUT. Em 2003, foi eleito secretário-geral nacional da CUT e secretário sindical nacional do PT. Foi membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e fez parte, ainda, da direção do Instituto de Cidadania.
Em 2005, retornou à presidência da CUT nacional, após a saída do Luiz Marinho que assumiu o Ministério do Trabalho. De 2014 a 2018, esteve no comando da Comissão Sindical Internacional, sendo o primeiro brasileiro e latino-americano nessa função.
Por toda a imensa contribuição aos avanços e às conquistas dos direitos econômicos, políticos, sociais dos professores e do conjunto da classe trabalhadora, as deputadas e os deputados do PT na Alesp prestam homenagem ao companheiro em reconhecimento do significativo papel João Felício desempenhou junto à sociedade brasileira.
João Felício, presente !

Teonilio Barba Lula

Deputado e líder da bancada do PT na Assembleia Legislativa de São Paulo

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *