Beth Sahão participa de abraço contra extinção da Fundação Oncocentro
Beth Sahão participa de abraço contra extinção da Fundação Oncocentro

Trabalhadores e usuários da Fundação Oncocentro de São Paulo (Fosp) realizaram, na manhã da última quinta-feira (3/10), abraço simbólico ao prédio que abriga a instituição, no bairro de Pinheiros, na zona oeste de São Paulo, contra a ameaça de fechamento pelo governador João Doria (PSDB).

Atualmente vinculada à Secretaria de Saúde,  a instituição faz diagnóstico e tratamento de câncer, além de oferecer cuidados gratuitos a quem teve sequelas em razão da doença, na região da cabeça e pescoço. A Fosp emprega atualmente cerca de 90 funcionários. O custo mensal da Oncocentro é considerado irrisório, R$ 800 mil por mês, dos quais o governo do Estado só arca com R$ 450 mil, o que representa 0,05% do orçamento da secretaria.

A deputada Beth Sahão esteve presente ao ato e lembrou que o governo estadual extinguiu diversas empresas públicas em 2019 e que agora ataca a área da saúde. “A Fosp faz um trabalho que nenhuma outra instituição privada faz. Ainda que o Estado resolva comprar serviços realizados hoje pela Oncocentro, não será a mesma coisa, porque ali a dedicação é exclusiva. Para vocês terem uma ideia, 35 funcionários são responsáveis por 247 mil exames laboratoriais por ano. No Hospital das Clínicas (HC), o maior da América Latina, com o mesmo número de profissionais, são feitos 20 mil exames”, exemplifica a parlamentar.

Na tarde da mesma quinta-feira, em reunião com deputados na Assembleia Legislativa, Doria confirmou que enviará ao legislativo, até o final de outubro, o projeto de lei para extinguir a fundação. Para Beth Sahão,  se o governo avançar em sua intenção, ela irá acionar o Ministério Público de São Paulo.

Assista ao vídeo sobre a Oncocentro e com momentos do abraço simbólico realizado na quinta-feira, 3/10. 

Abraço Oncocentro

Funcionários e pacientes da Fundação Oncocentro de São Paulo (Fosp) se uniram em um abraço solidário à instituição. O governador João Doria quer acabar com importantes instituições de Saúde, mas não vamos deixar! Vamos lutar ao lado dos trabalhadores e das trabalhadoras. #salveooncocentro

Publicado por Beth Sahão em Segunda-feira, 7 de outubro de 2019

 

 

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *