CENA POLÍTICA – QUARTA-FEIRA, DIA 8 DE MAIO DE 2019

CONSELHO DE ÉTICA ADIA DECISÃO
O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Alesp decidiu deixar para próxima semana a discussão do processo disciplinar contra o deputado Douglas Garcia (PSL). O parlamentar foi citado em três representações que o acusam de incitação à violência contra pessoas trans e apologia à tortura e à ditadura. Na próxima reunião do conselho, serão discutidos a indicação de um relator e o roteiro de trabalho, que deve garantir a ampla defesa e a celeridade do processo. As representações foram feitas pelo PT e pelo PSOL à Mesa Diretora da Casa. O deputado Emidio de Souza integra o conselho.

DEFESA DAS COMUNIDADES PESQUEIRAS E DAS UNIVERSIDADES
Deputadas e deputados do PT promoveram na Assembleia Legislativa debates sobre educação e pesquisa, meio ambiente e defesa da pesca artesanal no litoral norte do Estado. Foi instalada nesta quarta-feira a Frente Parlamentar em Defesa da Comunidade Pesqueira e Aquicultura no Estado de SP, coordenada pelo petista Dr. Jorge do Carmo, e reativada a Frente em Defesa das Instituições Públicas de Ensino, Pesquisa e Extensão, por iniciativa da deputada Beth Sahão.
http://bit.do/eRTHB
http://bit.do/eRTvM

CPI DAS UNIVERIDADES E SEUS OBJETIVOS OBSCUROS
A CPI que investiga a gestão das universidades públicas paulistas reuniu-se nesta quarta-feira para votar uma série de requerimentos que pretendem convocar os reitores das três universidades paulistas e membros do Tribunal de Contas e pedem ao Ministério Publico do Estado de São Paulo informações contábeis dos últimos 5 anos e processos em andamento. A bancada do PT avalia que os objetivos dessa CPI colocam em risco a autonomia universitária e a liberdade de cátedra. Por isso ela está sendo acompanhada com muito cuidado por entidades estudantis, pela deputada Professora Bebel e pelo deputado Paulo Fiorilo.

METRÔ CONTRATA EMPRESAS INIDÔNEAS
O deputado José Américo quer que o secretário de Transportes Metropolitano seja chamado à Assembleia para explicar a contratação do consórcio vencedor da licitação da linha 5 do metrô. O Consórcio Via Mobilidade é formado pela CCR, que tem como sócia a Andrade Gutierrez, empresa que abandonou criminosamente as operações da linha 15. Outra componente é a Ruasinsvest, que deve à Previdência R$ 2,5 bilhões. José Américo quer saber a razão de essas empresas não terem sido declaradas inidôneas e impedidas de participar do processo licitatório. O deputado apresentará na Comissão de Transportes requerimento para que o secretário seja convidado a comparecer na Alesp.
http://bit.do/eRTKB

ESPAÇOS PARA AGROECOLGIA E ECONOMIA SOLIDÁRIA
Na Comissão Finanças e Orçamento, foi aprovado projeto de lei do deputado Teonilio Barba que autoriza o governo a criar espaços permanentes para venda de produtos originados da economia solidária e da agricultura familiar agroecológica. O projeto já passou por tr~es comissões e tramita em regime de urgência.

COMISSÃO DAS MULHERES
As deputadas Beth Sahão e Professora Bebel participaram da primeira reunião ordinária da Comissão de Defesa e dos Direitos das Mulheres. Foi decidido dia e horário das reuniões: quartas-feiras, às 13 horas. Recém-criada, esta comissão é uma das 18 comissões temáticas da casa.

QUEM PEGA PESADO?
O deputado Emidio de Souza foi acusado pela deputada Janaina Pachoal (PSL) de incitar os trabalhadores a pressionar e constranger deputados que irão votar a favor da Reforma da Previdência. Em sua defesa, Emidio disse é direito do trabalhador questionar e pressionar seus representantes no parlamento. Principalmente quando está em questão a aposentadoria, um direito consagrado pela Constituição. Ele disse ainda que a deputada do PSL utiliza dois pesos e duas medidas. “Queria saber se a senhora se indignou com o candidato do seu partido à presidência, Jair Bolsonaro, por incitar seus correligionários a praticar violência, quando disse: vamos metralhar a petralhada do Acre.”

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *