Clara Ant conta histórias de luta e resistência
Clara Ant conta histórias de luta e resistência

Clara Ant, ex-deputada estadual constituinte e ex-líder da bancada do PT na Assembleia Legislativa de São Paulo, lança nesta quarta-feira, 17/8, o livro Quatro Décadas com Lula: o poder de andar junto, que acontece às 17h, na livraria Martins Fontes, na avenida Paulista, 509, na capital.

O livro conta histórias de luta por democracia e justiça social, de resistência, solidariedade e lealdade, sob a ótica de uma mulher nascida numa família que sofreu o terror do antissemitismo, combateu a ditadura brasileira e fincou raízes no sindicalismo, na defesa necessidade vital de sobrevivência de trabalhadoras e trabalhadores do Brasil.

Filha de judeus que viram cerca de 40 moradores com o sobrenome Ant serem “bombardeados, fuzilados ou queimados vivos” na sinagoga de seu povoado na Polônia, Clara Ant nasceu na Bolívia, e veio para o Brasil com dez anos de idade. Formou-se em arquitetura pela Universidade de São Paulo, militou na Organização Socialista Internacionalista, participou da construção do PT e uma das primeiras mulheres dirigentes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), da qual foi também fundadora.

Clara Ant caminha com Lula desde os anos de 1970, quando ambos faziam história no movimento sindical. Mas é a partir de 1991 que ela passou a assessorar o ex-presidente de forma direta. Daí ate 2016, assessorou Luiz Inácio Lula da Silva nas campanhas eleitorais, na organização das Caravanas da Cidadania, na equipe de transição para o primeiro governo Lula e na presidência da República, na elaboração e instituição de políticas públicas pelo direito a moradia digna e no Fome Zero. Esteve também na diretoria do Instituto Lula.

Quatro Décadas com Lula: o poder de andar junto é apresentado pelo jornalista Lira Neto e pela professora Fátima Bezerra, governadora do Rio Grande do Norte. Com 400 páginas, o livro traz um caderno com fotografias que acompanham a narrativa desta grande mulher, Clara Levin Ant.

Lançamento do livro Quatro Décadas com Lula: o poder de andar junto, de Clara Ant (Autêntica, 2022).
Quarta-feira, 17/8, às 17h.
Livraria Martins Fontes, à avenida Paulista, 509.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.