Dr. Jorge do Carmo homenageia quem cuida e discute seus direitos
Dr. Jorge do Carmo homenageia quem cuida e discute seus direitos

Autor da lei que institui o Dia da Cuidadora – Irmã Dulce, a ser comemorado, anualmente, em 26 de maio, o deputado Dr. Jorge do Carmo realizou nesta segunda-feira, 27/5, cerimônia que homenageou a quem cuida, de maneira humanizada, das pessoas que necessitam de acolhimento e cuidados específicos.

O encontro também teve como objetivo discutir o papel dos cuidadores e das cuidadoras na nossa sociedade e necessário debate sobre a regulamentação da atividade profissional, que garantam direitos, destacou o parlamentar.

A Lei 17.932/2024 foi aprovada pela Assembleia Legislativa de São Paulo e sancionada em abril deste ano e lembra a atividade de Irmã Dulce, a freira Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes, nascida em Salvador, falecida em 1992, beatificada em 2011 e canonizada em 2019, pelo papa Fransico com o título Santa Dulce dos Pobres.

Os primeiros depoimentos foram os de duas cuidadoras, Elza Dias Fonseca e Miriam Nunes da Carvalho, e o cuidador César Dantas da Silva. Os três relataram as dificuldades da profissão de cuidar e a necessidade de superar a desvalorização do trabalho,  garantir formação e direitos.

Também se manifestaram representantes de instituições de longa permanência. Os interesses dos cuidadores, como trabalhadores a serem defendidos, foi discutido por Lucia Leung, da UNI Global Union, e Cleonice Ribeiro, presidenta do Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Saúde no Estado de São Paulo (SindSaúde-SP).  A mesa do encontro contou também com a participação da vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Humana, Iara Rita Ribeiro Fontes.

Assista à íntegra da Homenagem ao Dia da Cuidadora.

Foto: Alesp/Larissa Navarro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *