Frente Parlamentar dos Objetivos Sustentáveis da ONU é lançada na Alesp
Frente Parlamentar dos Objetivos Sustentáveis da ONU é lançada na Alesp

O lançamento da Frente Parlamentar dos Objetivos Sustentáveis da ONU, na sexta-feira, 7/6, contou com a presença da doutora Ana Estela Haddad, secretária nacional de Saúde Digital do Ministério da Saúde, responsável pelo desenvolvimento do Programa SUS Digital.

Coordenada por Simão Pedro, a Frente Parlamentar é composta por mais de 20 deputadas e deputados e foi criada para promover o debate sobre o cumprimento das metas da agenda de desenvolvimento da Organização das Nações Unidas. A iniciativa mundial lista 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que devem ser alcançados pelos países signatários em diferentes áreas até 2030.

Em palestra sobre a importância do uso das novas tecnologias digitais para garantir que o Sistema Único de Saúde (SUS) esteja presente no atendimento e acompanhamento da saúde de todos os brasileiros, Ana Estela Haddad informou que praticamente todos os municípios brasileiros aderiram ao Programa SUS Digital, que é uma importante ferramenta para integrar as informações da saúde da população e oferecer informações para gestores públicos atuarem na produção e na execução de políticas públicas para o setor, além de favorecer a universalização da saúde.

Ana Estela explicou que o Programa SUS Digital disponibiliza para a população diversos serviços digitais em saúde, entre eles os relacionados à emissão de documentos e certificados, aoo acompanhamento de resultados de exames laboratoriais, ao histórico de medicamentos fornecidos pelo Farmácia Popular, à Saúde da Família, ao programa de vacinação, ao controle de HIV/Aids, a transplantes, a tratamento contra hepatite C, ao controle do tabagismo.

O lançamento da frente parlamentar contou com a presença da diretora do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, Roseli de Deus Lopes; da vice-presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Adriana Martins; da superintende do Ministério da Saúde em São Paulo, Cláudia Maria Afonso; do presidente do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo, Sérgio Cleto; e do secretário do Observatório de Saúde da Região Metropolitana de São Paulo, Rubens Moriya.

Segundo Simão Pedro, a ideia da frente é canalizar e discutir cada um dos objetivos. “Começamos pela saúde, porque não há desenvolvimento sustentável sem incluir os aspectos para uma vida saudável e de qualidade. Vamos fazer debates, ouvir autoridades, trazer experiências aqui para a Alesp”, informou o parlamentar.

O evento contou com a presença do deputado Eduardo Suplicy e da deputada Marina Helu ( Rede), que também integram a Frente Parlamentar dos Objetivos Sustentáveis da ONU.

Foto: Alesp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *