Prêmio Anna Nery: dia de comemoração da enfermagem
Prêmio Anna Nery: dia de comemoração da enfermagem

Nesta sexta-feira, 12/5, em que se comemora mundialmente o Dia da Enfermagem, o deputado Emidio de Souza (PT) promoveu em parceria com o Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo (SEESP) a entrega do Prêmio Anna Nery 2023.

“Manifesto a alegria de poder participar deste momento de celebração da categoria da enfermagem que tem importância fundamental na história do nosso país e na história da humanidade”, disse Emidio, agradecendo à presidenta do SEESP, Elaine Leoni, e à presidenta da  Federação Nacional dos Enfermeiros, Solange Caetano, pela parceria na homenagem aos trabalhadores e trabalhadoras da enfermagem.

O ministro das Relações Institucionais da Presidência de República, Alexandre Padilha, que já havia participado nesta sexta de outra homenagem aos trabalhadores da saúde na Assembleia Legislativa, fez questão de participar da abertura da entrega do Prêmio Anna Nery. Para o ministro, neste 12 de maio, a comemoração da profissão da enfermagem ganhou importância especial, com a sanção, pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do projeto de lei que abre crédito especial de R$ 7,3 bilhões para os estados e municípios honrarem o novo piso salarial nacional de enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras.

Alexandre Padilha destacou a importância do trabalho desenvolvido pelas entidades da enfermagem, para a vitória comemorada. Segundo ele, que foi o relator do grupo de trabalho, instituído na Câmara dos Deputado, para avaliar o impacto da proposta de implantação de piso salarial da enfermagem, “a qualidade técnica dos estudos dos sindicatos e entidades da categoria foi decisiva para se chegar ao dado correto no estudo de impacto e à aprovação consensual do relatório”.  Esse processo, disse o ministro, foi fundamental para a aprovação do PL e os recursos agora sancionados pelo presidente Lula correspondem exatamente ao previsto no citado relatório.

Vai ter piso

A presidenta da Federação Nacional dos Enfermeiros, Solange Caetano, Solange informou que, além da sanção, pelo presidente Lula, da Lei 14.581/2023, também foi editada, nesta sexta-feira, a Portaria 597/2023, do Ministério da Saúde, que define os valores a ser repassados aos municípios para o cumprimento do piso salarial da enfermagem. “Por isso, afirmo que vamos ter piso”, comemorou.

Solange Caetano agradeceu a parceria, que vem de vários anos, com o mandato do deputado Emidio de Souza para que aconteça o Prêmio Anna Nery para o reconhecimento e valorização de enfermeiras e enfermeiros.

Se durante a pandemia, o Brasil não cuidou da sua população e não cuidou também dos trabalhadores da enfermagem, denunciou a presidenta da Federação, relatando a ocorrência até mesmo de cárcere privado, no interior de São Paulo, quando uma instituição privada proibiu que enfermeiras e enfermeiros deixassem o prédio onde trabalhavam.

Também participaram do evento a deputada estadual Monica Seixas (Psol), as vereadoras Luana Alves (Psol), da capital, e Amélia Naomi (PT), de São José dos Campos, e o vereador Vantuir Faria (MDB), de Guaratinguetá, além do vice-presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) em São Paulo, Valdir Fernandes, o Tafarel, e do presidente da Central dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Brasil (CTB), Adilson Araújo, e o deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP).

Foto: Alesp.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *