
A Comissão de Educação e Cultura, presidida pelo deputado Maurici (PT), aprovou nesta quarta-feira, 14/12, a lista das vinte personalidades que receberão o Prêmio Inezita Barroso (6ª Edição). A premiação acontece anualmente e destaca pessoas ou grupos que deram contribuição à música dita caipira de raiz e qualquer outra forma de arte genuinamente popular no Estado de São Paulo.
A comissão selecionou 20 das 48 indicações recebidas de deputadas e deputados e da sociedade civil. E os contemplados receberão o prêmio em cerimônia agendada para o dia 3/3/2023, às 10h, na Assembleia Legislativa.
I – Veja quem são os dez premiados indicados pelos parlamentares:
1- NATHAN VIOLEIRO: violeiro, cantor, compositor, produtor musical e arranjador. Atua como auxiliar de regente na recém-formada orquestra de violeiros da cidade, cantor, instrumentista e músico de banda.
Local: São João de Iracema/SP
Autor da Indicação: Deputado Itamar Borges
2- ELAINE TEOTÔNIO DE PIRACICABA: cantora e professora de música, possui domínio de técnicas de canto, violão, ukulele e pandeiro.
Local: Piracicaba/SP
Autor da Indicação: Deputada Professora Bebel e Ronaldo de Abreu Almeida
3- GRUPO DE FANDANGO DE TAMANCO CUITELO: para a execução do Fandango são utilizados a viola de dez cordas, sanfona de oito baixos e o tradicional tamanco. Hoje, o grupo é formado por crianças, jovens, adultos e anciãos.
Local: Capão Bonito/SP e Ribeirão Grande/SP
Autor da Indicação: Deputado Paulo Fiorilo
4- CENTRO DE TRADIÇÕES CAIPIRAS DE ATIBAIA – CTC ATIBAIA: criado em 2015 para preservar a cultura caipira, é uma iniciativa pioneira em toda a região e tem, para além da defesa da identidade cultural paulista, propostas de inclusão com os projetos: Viola em Flor e Raízes do Catira (Atibaia)
Local: Atibaia/SP
Autor da Indicação: Ruth Rubbo
5 – CIDA AJALA: cantora e compositora, é integrante da Orquestra de Viola Caipira Municipal de Presidente Prudente.
Autor da Indicação: Deputado Mauro Bragato
6 – NETO DE OLIVEIRA – PALHAÇO MAÇANETA: leva seus trabalhos para além das lonas de circo, e vai para os pátios, ruas, praças, parques, periferia, festivais. Suas duas paixões: o Palhaço e a Gastronomia. Estuda e começa trabalhar em cozinhas diversas, até conceber o Chef Oliveira Neto – O Sabor do Riso.
Local: Jaboticabal/SP
Autor da Indicação: Deputado Luiz Fernando Teixeira Ferreira / Rafael Schiesari
7 – JORGE LUIZ E FERNANDO: dupla de música sertaneja que ao longo da carreira conquistou prêmios, lançou CDs e DVDs e, atualmente, organiza e dirige eventos musicais e dançantes. Utiliza as redes sociais para disseminar a cultura raiz.
Local: Nova Europa/SP
Autor da Indicação: Deputado Dirceu Dalben
8 – MARILIA MENDONÇA (homenagem póstuma): cantora, compositora e instrumentista brasileira. É reconhecida como líder do subgênero musical feminejo – sertanejo por mulheres – e sua contribuição para o empoderamento feminino revolucionou o universo da música sertaneja entre as décadas de 2010 e 2020.
Local: Cristianópolis/GO
Autor da Indicação: Deputado Dr. Jorge do Carmo
9 – CONGADA DO PARQUE SÃO BERNARDO: grupo de congada criado em São Bernardo do Campo pela família Lemos. O grupo é composto por 40 integrantes, inclusive membros da família Lemos e a matriarca da família, Dona Cotinha, com 83 anos.
Local: São Bernardo do Campo/SP
Autor da Indicação: Teonilio Barba
10 – TONHO PRADO: personagem criado por Adriano Prado, ator formado, professor de dança e músico. O artista defende e leva a cultura caipira por onde passa, apresentando com o seu talento o lema ‘Nunca sinta vergonha e sim orgulho de ser caipira’.
Local: Aparecida/SP
Autor da Indicação: Deputada Leticia Aguiar
II – Veja que são os dez premiados indicados pela sociedade civil:
1 – MILTINHO JORGE: atua em grandes eventos com a Caravana Sertaneja. Apresenta cantores artistas de rádio e televisão. Apresenta o programa de TV Conexão Musical.
Local: Adamantina/SP
Autor da Indicação: Luiz Carlos Felicidade
2 – ELI CARLOS IVO: violeiro, cantador, declamador, tocador de berrante, contador de causos, dança catira e compositor.
Local: São José dos Campos/SP
Autor da Indicação: APVE – ASSOCIAÇÃO DOS PIONEIROS E VETERANOS DA EMBRAER
3 – PAULINHO TREWASAE: desenvolve trabalho na área cultural, busca incentivar os artistas da cidade de Guarulhos. Atua na coordenação e direção do projeto Viola Viva. Trabalha nas tradicionais festas e atividades de cultura popular e regional. Desenvolve o projeto/evento 2ª é Viola
Local: Guarulhos/ SP
Autor da Indicação: Paulo Cezar Pereira
4 – AMIGOS & VIOLEIROS: grupo formado por duplas e solos que se apresentam no mesmo evento com diversidade musical caipira raiz. Atua num movimento muito forte de preservar a música caipira raiz como patrimônio cultural na cidade
Local: Jandira/SP
Autor da Indicação: Neide Torres
5 – GRUPO CANTAREIRA: importante referência da música popular e regional, traz fortes características herdadas da tradição da música da cultura caipira paulista. Uma longa história dedicada à poesia e à música e uma estrutura harmônica recheada de diferentes estilos musicais, formando uma sonoridade própria e singular
Local: Mairiporã/SP
Autor da Indicação: Ricardo Massonetto
6 – VIOLEIROS DE DIADEMA: O projeto busca, através da música caipira de raiz e tradicional, resgatar as práticas culturais ligadas às raízes rurais, à moda de viola, à terra e ao sertão, que se encontram submersas no imaginário individual e coletivo da população urbana.
Local: Diadema/SP
Autor da Indicação: Luiz Hermínio
7- COMUNIDADE JONGO EMBU DAS ARTES: grupo de cultura popular tradicional, praticante e mantenedor da cultura do Jongo. A cultura do Jongo compreende dança, canto e percussão, organizados em roda, com pontos (cantigas) autorais e de domínio público, seguindo o ritmo de três tambores (Tambu, Caxambu e Candongueiro) e regidos pelo mestre ou mestra responsável pela roda.
Local: Embu das Artes/SP
Autor da Indicação: Solemar Cristina da Silva
8 – GRUPO DE VIOLEIROS DE VINHEDO ‘SOM DA ROÇA’: formado por 13 integrantes com violas, violões, baixo, acordeom e percussão, sua missão é divulgar a música caipira de raiz.
Local: Vinhedo/SP
Autor da Indicação: Wagner Antonio Garbuini
9 – DONI BUENO: ator, produtor cultural e artista popular, atua no teatro popular com peças que retratam estórias, personagens e manifestações do folclore popular brasileiro e regional, sempre permeados com músicas de catira, congada, moçambique, aboio e folia de Reis. Dedica-se à construção de adereços carnavalescos, esculturas populares de taipa e papel maché, bonecos de mamulengo, pintura naif, teatro popular de palco e de rua.
Local: Jacareí/SP
Autor da Indicação: Carlos Leal
10 – MIGUEL LUIZ VILLAR: atuou de maneira relevante para a construção e valorização do que hoje se considera um dos principais elementos da cultura caipira paulista: O Samba de Bumbo e o Carnaval Paulista. A maior parte de sua obra como artista plástico dedica-se à construção da cultura de Santana de Parnaíba, do Samba de Bumbo e do caipira de todo o Estado de São Paulo. Produz esculturas de arte sacra.
Local: Santana de Parnaíba/SP
Autor da Indicação: Cultura Zero11 <culturazero11@gmail.com>