Cena Política – Quarta-Feira, 14 de Agosto de 2019

MANIPULAÇÃO PARA AMPLIAR AS CESARIANAS

As deputadas Beth Sahão e Márcia Lia, do PT, e Erica Malunguinho, do PSOL, lamentaram a aprovação nesta quarta-feira, 14/8, do projeto de lei da deputada Janaina Paschoal que concede às gestantes a decisão de fazerem cirurgia cesariana nas redes pública e privada de saúde do Estado. As parlamentares apontam a manipulação da causa das mulheres e da defesa dos seus direitos para fundamentar a proposta que vai aumentar o número de cesáreas, contra todas as evidências dos malefícios que esse procedimento acarreta às saúde das mulheres. A proposta vai na contramão do que defendem especialistas, das bandeiras dos movimentos feministas, das defensoras do parto humanizado e das orientações da Organização Mundial de Saúde.

https://bit.ly/2YR0EHu

 

AUDIÊNCIAS DO ORÇAMENTO DE SP

A Comissão de Finanças e Orçamento aprovou nesta quarta o calendário das audiências públicas para discutir o Orçamento do Estado para 2020. O deputado Paulo Fiorilo defendeu que as cinco sub-regiões da Região Metropolitana de São Paulo fossem contempladas com audiências públicas.  A proposta não foi aceita e os moradores de Osasco, por exemplo, terão que se descolar para a capital se quiserem opinar sobre  as necessidades de sua cidade e região. As audiências públicas regionais sobre o orçamento do Estado acontecem desde 2005, por proposta pelo deputado petista Enio Tatto.

 

NEGÓCIOS NA PAUTA DO GOVERNO
A crítica ao desmonte de empresas públicas, como no caso do acervo, da memória e do conhecimento acumulado ao longo do tempo pela Emplasa, deu o tom aos questionamentos feitos pelo deputado Luiz Fernando ao secretário de Desenvolvimento Regional, Marcos Vinholi, recebido nesta quarta-feira, 14/8, na Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais. Empresa do governo do Estado voltada para o planejamento urbano e que oferecia suporte e orientação para os municípios, a Emplasa foi rifada pela base do governador, que aprovou sua extinção, ao votar favoravelmente ao projeto de João Doria, no primeiro semestre deste ano.

 

FALTA DE HONESTIDADE INTELECTUAL

A virulência verbal e a falta de honestidade intelectual do deputado do PSL Douglas Garcia ecoaram mais uma vez no plenário  da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira, 14/8. Calúnias contra a esquerda, o PT e o governo Lula  foram rebatidas pela deputada Márcia Lia e pelo deputado Enio Tatto, que receberam também a solidariedade da deputada Erica Malunguinho, do PSOL. Novas ofensas foram desferidas pelo deputado do PSL, já denunciado por falta de decoro parlamentar, no Conselho de Ética.

 

ATROPELO REGIMENTAL PARA EXTINGUIR A DERSA

Os aliados de Doria atropelaram o regimento interno da Alesp na reunião da Comissão de Constituição e Justiça, nesta quarta-feira (14/8). Para votar o PL 727/2019, que prevê a extinção da Dersa, eles alteraram a pauta do colegiado e incluíram esse projeto com menos de 24 horas de antecedência à reunião, o que contraria o Artigo 46 do Regimento Interno da Alesp. “Esse projeto afeta todo o povo paulista e merecia ser mais debatido. Fui o único deputado da comissão a votar contra o PL”, afirmou Emidio.

 

MP DO MASSACRE DO TRABALHADOR

O líder do PT na Alesp, Teonilio Barba, repudiou a aprovação pela Câmara dos Deputados do texto base da chamada MP da Liberdade Econômica, que avança na destruição dos direitos trabalhistas no país. Segundo Barba, trata-se de mais um massacre contra o trabalhador. A medida acaba com o descanso semanal remunerado, conquistado em 1943, e permite que as empresas adotem o descanso remunerado em apenas um domingo a cada quatro semanas trabalhadas. O deputado mencionou ainda a liberação do trabalho nos sábados para os bancos e o afrouxamento de regras de segurança do trabalho.

https://bit.ly/2MlhbMX

 

AS DEFICIÊNCIAS FINANCEIRAS DA USP

Na Comissão de Ciência e Tecnologia, a deputada Beth Sahão acompanhou a exposição do reitor da USP, Vahan Agopyan, sobre as contas da universidade. Ele falou sobre os cortes de despesas feitos nos últimos anos e sobre os desafios de financiamento da instituição nos cenários colocados pelas propostas de reforma tributária. Beth Sahão questionou sobre o tamanho da deficiência financeira causada, sobretudo, pela transferência da responsabilidade do governo do Estado relativa ao pagamento dos inativos das universidades públicas estaduais. Segundo o reitor, esse item representa cerca de 20% dos recursos recebidos pela USP do Tesouro Estadual. A deputada também questionou sobre o fechamento da creche e sobre a situação atual do Hospital Universitário.

 

EXPOSIÇÃO DA UNESP

O deputado Enio Tatto, primeiro-secretário da Alesp, participou da cerimônia de abertura da Exposição sobre os trabalhos realizados pela Universidade Estadual Paulista – UNESP. A abertura oficial da mostra na Assembleia Legislativa foi marcada pela apresentação da Orquestra Acadêmica da Unesp. Tatto ressaltou a amplitude dos trabalhos de docência e de pesquisa e dos serviços prestados pela universidade às populações paulista e brasileira.

 

 

 

 

Assista ao comentário do deputado Paulo Fiorillo sobre o calendário das audiências públicas do Orçamento 2020 que serão realizadas a partir de setembro:

#AoVivoAinda sobre a Comissão de Finanças, o deputado Paulo Fiorillo comenta agora o calendário das audiências públicas do orçamento que serão realizadas a partir de setembro. Serão 19 edições. Entenda como o PT vai atuar nesses encontros com a população de todo e Estado de São Paulo e qual é o objetivo dessa audiências.

Publicado por PT Alesp em Quarta-feira, 14 de agosto de 2019

 

 

Ainda sobre os atos em defesa da educação, a deputada Márcia Lia esteve ontem, na Avenida Paulista. Assista!

#AoVivoA deputada Márcia Lia participa agora do ato em defesa da educação, na Avenida Paulista. Assista!

Publicado por PT Alesp em Terça-feira, 13 de agosto de 2019

 

 

Representante da educação na Alesp, a deputada Professora Bebel também esteve nesta terça (13), na avenida Paulista. Acompanhe: 

#13A #TSUNAMIPELAEDUCAÇÃORepresentante da educação na Alesp, a deputada Professora Bebel já está na Avenida Paulista.

Publicado por PT Alesp em Terça-feira, 13 de agosto de 2019

 

Já a deputada Beth Sahão, presidente da Comissão em Defesa da Pessoa Humana, na Alesp, conversou, no ato em defesa da educação em SP, com a rede Jornalistas Livres. A parlamentar reparou que a manifestação trouxe pautas relacionadas também a defesa dos direitos humanos. Assista: 

#aovivo #SP #tsunami13deagosto #13aAto em defesa da educação travado pela polícia militar a cada 5 minutos de caminhada. Mesmo assim os manifestantes resistem e dão show de democracia, luta e força durante todo o trajeto.ato em defesa da educação desce a consolação rumo a o centro de São Paulo.#brasilpelaeducação.

Publicado por Jornalistas Livres em Terça-feira, 13 de agosto de 2019

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *