CENA POLÍTICA – QUARTA-FEIRA, DIA 24 DE ABRIL DE 2019
CENA POLÍTICA – QUARTA-FEIRA, DIA 24 DE ABRIL DE 2019

*CPI SEM OBJETO*

Foi instalada, nesta quarta feira, 24/4, a CPI das Universidades Públicas. Com presença expressiva de estudantes, a abertura da comissão foi marcada por questionamentos sobre o escopo da investigação. Os deputados *Paulo Fiorilo*, *Professora Bebel* e *Beth Sahão* cobraram, junto com parlamentares do PSOL, a definição precisa do foco das apurações: as possíveis irregularidades na utilização de recursos e nos gastos executados pelas três universidades paulistas.

 

*OBJETIVOS OCULTOS*

A polêmica sobre a CPI foi ampliada pelo próprio proponente e, agora, presidente da CPI, deputado Wellington Moura, que afirmou à imprensa sua intenção de apurar aspectos ideológicos na gestão das universidades. Os parlamentares petistas rechaçaram esse propósito oculto e fizeram coro com estudantes na defesa da autonomia universitária, da liberdade de cátedra e da produção de conhecimento científico.

 

*PEDIDO DE SUSPENSÃO DA CPI*

A deputada *Beth Sahão* entrou ontem com pedido de liminar no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo para que a CPI fosse suspensa. Ela justifica que o objeto da CPI é vago e não está definido, como exigem a Constituição estadual e o Regimento Interno. A deputada requisitou ainda que o escopo fosse reescrito para que fiquem claros o foco e os limites da apuração. Ela destacou ainda que a bancada petista tem vários pedidos de CPIs sobre órgãos do governo com denúncias objetivas de irregularidades, como é o caso da Dersa, mas que permanecem na fila das CPIs.

 

*GARANTIR PRESENÇA*

A deputada *Professora Bebel* rebateu insinuações de que o Partido dos Trabalhadores também assinou o pedido da CPI. Ela explicou que assinar não significa apoiar, mas sim a única maneira de garantir a presença dos parlamentares petistas na comissão. “Não poderíamos deixar de estar aqui. Precisamos estar aqui para sabermos o que vai acontecer e o que está sendo tramado contra professores e estudantes das universidades.” Bebel também criticou proposta do deputado Daniel José (Novo) de cobrança de mensalidades nas universidades.

 

*GATUNAGEM*

O líder do PT, *Teonilio Barba*, propôs à base do governo um acordo para que o PL 01/2019, do governador João Doria, que trata da privatização de seis empresas públicas do Estado, fosse retirado da pauta. Em troca, a oposição aceitaria também a retirada do PL 569/2019, do ex-governador Marcio França, que autoriza a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) a reparar os danos causados a usuários prejudicados por paralisação na prestação de serviço. Segundo Barba, tem gatunagem nesse projeto de privatização. “Os amigos do rei estão de olho nessas empresas”, afirmou.

 

*EMPRESAS E PESSOAS*

“Não podemos aceitar que empresas que cumprem papel essencial no Estado de São Paulo sejam privatizadas. O governador tem como propósito entregar essas empresas à iniciativa privada, mas por trás delas existem as pessoas”, lembrou a *Professora Bebel*. Já a deputada *Márcia Lia* disse que o projeto é um cheque em branco para o governador queimar esse patrimônio público. Ela exigiu que o projeto seja desmembrado, para que a situação de cada uma das empresas seja avaliada minuciosamente pelos parlamentares.

 

*AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE*

A Líder da Minoria na Assembleia, deputada *Márcia Lia*, promoveu audiência pública nesta quarta-feira, 24/4, para debater o tema Reestruturação das políticas de agricultura e meio ambiente no Estado de SP. Participaram representantes de ONGs, de associações, ambientalistas e da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. A deputada *Beth Sahão* e o deputado *Paulo Fiorillo* também participaram dos debates.

http://bit.do/eQx8q

 

*LUIZ FERNANDO É O PRESIDENTE DA COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA*

O deputado *Luiz Fernando Teixeira* foi eleito nesta quarta-feira para presidir a Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa. O deputado disse que atrasos nas obras do Metrô, da CPTM, a falta de água ou a distribuição de água suja pela Sabesp serão temas dessa comissão.

http://bit.do/eQx8q

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *