Cena Política – Terça, 25 de junho de 2019

Acompanhe as notícias e imagens sobre os trabalhos dos parlamentares da bancada do PT na Assembleia Legislativa de SP  nesta terça-feira, 25 de junho de 2019 

 

EDUCAÇÃO NA CASA DO POVO

Sob a presidência da deputada Professora Bebel, a Comissão de Educação e Cultura abriu a chamada casa do povo ao povo. “E a reunião foi um sucesso”, disse Bebel. O secretário da Educação, Rossieli Soares da Silva, foi recebido no auditório Franco Montoro, completamente lotado por trabalhadores da educação e estudantes. Os deputados governistas, no entanto, negaram-se a dar quórum para que a reunião acontecesse. Ainda assim, Bebel pediu ao secretário que fizesse sua apresentação em respeito aos deputados e ao público presente. Rossieli, de início, não concordou, mas acabou falando sobre o trabalho da secretaria.  Resultado da reunião: o secretário da Educação comprometeu-se a realizar, na próxima semana,  um encontro com a Apeoesp para discutir a fixação de professores nas escolas. A questão, levantada pela deputada Bebel durante a reunião, é fundamental, afirmou Rossiele Soares.

CPI DA FURP

Na reunião da CPI da Furp desta terça-feira, 25/6, a deputada Beth Sahão, que representa o PT na comissão, questionou o coordenador de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde, Victor Hugo Costa Travassos da Rosa, sobre a oferta de medicamentos no Estado de São Paulo e a importância da Fundação para o Remédio Popular (Furp), laboratório farmacêutico público.Beth quis saber a opinião do responsável pela assistência farmacêutica sobre a escolha feita pela FUP de, em vez de investir na já existente fábrica de Guarulhos, ter optado pela construção de novo empreendimento em Américo Brasiliense, cujos contratos são objeto de investigação na CPI.

LDO: RELATÓRIO INCONSISTENTE

A Comissão de Finanças e Orçamento aprovou nesta terça-feira (25/6) o relatório da proposta de Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2020. A bancada do PT se opôs ao parecer, e o deputado Paulo Fiorilo apresentou voto em separado contrário ao relator. Fiorilo destacou que o relator não acatou nenhuma emenda na íntegra, não retirou as deduções de recursos sofridas pelas universidades, garantindo integralmente os 9,57% da arrecadação do ICMS. Emendas importantes da bancada do PT não foram acolhidas, entre elas as que tratam dos contingenciamentos, da transparência da renúncia fiscal concedida pelo governo e do estabelecimento de 30% do orçamento para gastos exclusivos com a educação. O deputado Paulo Fiorilo apontou inconsistências no projeto da LDO com relação ao plano de governo de Doria e suas promessas de conferir mais transparência à destinação dos recursos públicos.

METRÔ PARA O ABC

Os deputados Luiz Fernando Teixeira e Teonilio Barba cobraram do secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, uma linha de metrô que ligue a capital às cidades do ABC. O secretário esteve na Assembleia para prestar contas de sua pasta e não apresentou nenhum plano para a região. Luiz Fernando lembrou que já foram contratados pelos governos tucanos estudos e projetos preliminares que consumiram recursos vultosos do Estado e que a população da região não aceita a troca do metrô por um BRT – Transporte Rápido por Ônibus. Os parlamentares petistas frisaram que a região concentra cerca de 3 milhões de habitantes e precisa urgentemente de um transporte de massas que viabilize a mobilidade urbana.

SOLIDARIEDADE AOS LÍDERES POPULARES 

O líder do PT, deputado Teonilio Barba, foi à tribuna nesta terça-feira para repudiar a ação da Polícia Civil de São Paulo que, na manhã de ontem, 24/6, realizou a prisão de lideranças populares dos movimentos de moradia. Os motivos das prisões estão sob sigilo. “Essa é a política do governo Doria em relação aos movimentos sociais”, denunciou Barba, que pediu toda solidariedade e apoio aos militantes dos movimentos sociais, da luta por moradia.

A CARTA DE PRETA

O deputado Paulo Fiorilo esteve hoje na 89ª Delegacia de Polícia para onde foram levadas três militantes. “Fomos lá, juntamente com a Defensoria Pública e deputada Mônica da Bancada Ativista, do PSOL, e os vereadores petistas Eduardo Suplicy e Juliana Cardoso, para tentar falar com o Judiciário, no sentido de apelar para o equívoco de prisões de pessoas moradoras da cidade, com endereço fixo”, contou. Em frente à DP, foi lida a carta de Preta Ferreira, uma das militantes detidas. “Me alegro em saber que não estamos só. Nossa luta é por direito e eu posso ser presa mil vezes mas eu continuarei lutando. Foi assim que aprendi desde menina!”, escreveu Preta.

POR LULA LIVRE

O deputado Emidio de Souza esteve em Curitiba nesta terça-feira, na condição de advogado do ex-presidente Lula e também representando a bancada do PT na Alesp. Ele visitou o ex-presidente e depois falou aos companheiros da Vigília Lula Livre e depois voltou para a Assembleia Legislativa. Confira o vídeo feito pelos Jornalistas Livres no final desta matéria.

TANQUE CHEIO, COMPENSAÇÃO VAZIA

A Assembleia discutiu nesta terça-feira projeto do governador João Doria que pretende reduzir a cobrança de ICMS para querosene de aviação comercial. Segundo o deputado Paulo Fiorilo, o projeto tem apenas três artigos e não traz nenhuma informação sobre o impacto sobre as contas públicas e quais seriam os benefícios objetivos para a sociedade. Fiorilo diz que o PL beneficia apenas as quatro empresas aéreas, que estiveram reunidas com Doria. Acrescentou, ainda, que o TCE apontou irregularidades nas renúncias fiscais feitas pelos governos tucanos, que há 24 anos utiliza a prática de omitir dados sobre as desonerações.

VITRINE DOS DESAPARECIDOS

Na segunda-feira, 24/6, o deputado Luiz Fernando trouxe para a Assembleia Legislativa o debate sobre o tema das pessoas desaparecidas, que atinge milhares de famílias e que precisa de respostas dos governos.  Segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, cerca de 700 mil pessoas desapareceram no Brasil, de 2006 a 2016. O encontro contou com a participação de Sandra Moreno, do Instituto Ana Paula Moreno (Ímpar), Ivanise Esperidião, da Associação Brasileira de Busca e Defesa à Criança Desaparecida, conhecida como Mães da Sé, e Vera Lúcia Rami, do Mães de Luta. Também contribuíram com o debate Larissa Leite, do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, e Ítalo Cardoso, da Comissão de Direitos Humanos da OAB-SP.

 

Assista aqui a leitura da carta de Preta Ferreira:

Carta Preta Ferreira

Carta de Preta Ferreira lida para a vigília que acompanha a prisão arbitrária da artista e liderança do movimento sem-teto, na 89ª Delegacia de Polícia.Oi gente que saudade de vocêsestamos bem na medida do possível, infelizmente a vida tem dessas.Agradecemos imensamente o apoio de todos, isso me da mais força para continuar.Ouvi vocês cantando minha carne e fiquei muito feliz!Eu e as meninas estamos nos fortalecendo, nos cuidando.Tudo aqui e dividido em quatro.Conhecemos mais uma injustiçada!Não vejo a hora de dar um abraço, um beijo e tomar um porre com vocês.O Marcos esse policial que vai entregar essa carta nos trata muito bem.Ele é gente boa! Até já viu o clipe rsMandem notícias!Estamos ansiosas para revê-los.Ainda não conseguimos comer, não por falta de comida. É porque aqui não desce mesmo.Nós estamos presas por lutar por nossos direitos, e isso nos fortaleceu mais.Ninguém chuta cahorro morto! Nossa luta não é em vão! Vocês que me conhecem sabem da minha inocencia jamais serei capaz de roubar, matar e enganar ninguém. Eu trabalho e sempre trabalhei. Continuo com a minha alegria animando e contagiando as manas aqui. Me alegro em saber que não estamos só. Nossa luta é por direito e eu posso ser presa mil vezes mas eu continuarei lutando. Foi assim que aprendi desde menina! Eles tiraram nossos direitos, e nós vamos continuar lutando por eles. Peço que cuidem da minha família em minha ausência.Gratidão a todos e todas eu amo vocêsPreta Ferreira.Para vocês com muito amor.Eu amo vocês !QUEM NÃO LUTA TÁ MORTO!

Publicado por Jornalistas Livres em Terça-feira, 25 de junho de 2019

 

Assista o deputado Emidio de Souza, ao vivo, direto de Curitiba:

#AOVIVO Direto de Curitiba.Na expectativa do julgamento de Lula e o boa noite para o presidente Lula.#lulalivre

Publicado por Jornalistas Livres em Terça-feira, 25 de junho de 2019

 

 

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *