Cena Política – Terça, 28 de maio de 2019
Cena Política – Terça, 28 de maio de 2019

Fotos: Patricia França e Katia Passos/Imprensa PTAlesp

CIDADE LEGAL SÓ NO PAPEL

O deputado Dr. Jorge do Carmo esteve, neste final de semana, em Ferraz de Vasconcelos, e ficou abismado com a lentidão do programa de habitação “Cidade Legal” que existe desde 2007 e visa dar suporte e regularização para ocupações e loteamentos irregulares nos municípios. “Após 12 anos, fui informado que as áreas que estavam listadas no início do projeto foram simplesmente retiradas. Por isso, Cidade Legal, só mesmo no papel! Então, vou requerer à Secretaria de Habitação que explique o motivo de essas áreas não terem sido regularizadas e sim excluídas do programa”, avisou Jorge do Carmo. http://bit.ly/CidadeLegal

PLANO DE EDUCAÇÃO MONITORADO

Aprovado em junho de 2016, finalmente, o Plano Estadual de Educação será monitorado pela Assembleia Legislativa, por meio da Comissão de Educação, sob a presidência da petista Professora Bebel.  A deputada comemorou o primeiro passo para que este trabalho seja efetivado e o envolvimento de todos os deputados que integram a Comissão.

SEM RESPOSTAS PARA A SAÚDE EM SP

Na sua primeira aparição na Assembleia Legislativa, o secretário de Saúde do governo Doria, José Henrique Germann Ferreira, esteve nesta terça-feira, 28/5, na Comissão de Saúde. O deputado José Américo quis saber o que foi feito pela secretaria para resolver os problemas apontados pela CPI que investigou, no ano passado, as organizações sociais da saúde. Entre outras recomendações, a CPI considerou a necessidade de novas formas de controle sobre o uso do dinheiro público pelas OSSs, que muitas vezes acabam sendo meras intermediárias, tantos são os serviços que elas transferem para outras empresas. José Américo ainda pediu ao secretário que informasse qual o percentual do Orçamento da saúde é destinado às OSSs. Segundo a Secretaria da Saúde, cerca de 50% do orçamento da saúde são destinadas às OSSs. Mas isso não parece ser problema, ao contrário, a Secretaria entende que há controle suficiente dos contratos.

ABRAÇO E CONSCIENTIZAÇÃO

O deputado Enio Tatto lembrou da importância do tradicional Abraço do Guarapiranga, que foi realizado no último domingo, 26/5, em cinco partes da represa. A atividade já está em sua 14ª edição. Tatto participou do abraço na Capela do Socorro, um dos locais por onde passa a represa e disse que é inadmissível pensar que num estado como SP ainda aja locais onde o esgoto é coletado, mas não é tratado, como acontece em bairros nas imediações da própria represa. Por isso, o parlamentar avalia que a atividade do abraço é, sem dúvida, um momento de conscientizar a população para a defesa de mananciais e a importância da represa, mas, sobretudo, é hora de reivindicar saneamento, cobrando das autoridades que cumpram o “dever de casa”, finalizou Enio.

PRIVATIZAÇÃO DO GINÁSIO DO IBIRAPUERA

O Ginásio do Ibirapuera foi inaugurado em janeiro de 1957. Por ali passaram atletas como Eder Jofre, Magila, Gustavo Kuerten e Rafael Nadal. Lá estão o Conjunto Aquático Caio Pompeu de Toledo, o Estádio Ícaro de Castro Mello, o Ginásio Poliesportivo Mauro Pinheiro e o Palácio do Judô. Na rota privatista do PSDB, tudo isso pode acabar. A Assembleia Legislativa está prestes a aprovar o PL 91/2019, do governador, que autoriza a concessão do Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, nome oficial do ginásio. O PT votará contra o projeto e o líder petista, deputado Teonilio Barba, tem cobrado da base do governo mecanismos que deem transparência ao processo de concessão e garantia, aos esportistas, de continuidade do apoio no preparo físico e treinamento, que permita a eles bem representar o Brasil nas disputas esportivas.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *