CENA POLÍTICA – TERÇA-FEIRA, 18 DE FEVEREIRO

Acompanhe imagens e informações dos trabalhos da bancada do PT nesta terça (18) e a votação da Reforma da Previdência

 

FOI UM GOLPE

“O que aconteceu aqui hoje foi um golpe”, afirmou a deputada Beth Sahão depois da aprovação da reforma da Previdência, na votação em primeiro turno. “Nunca vi um projeto dessa envergadura ser aprovado da maneira como aconteceu hoje na Assembleia Legislativa.” Segundo a parlamentar, os servidores públicos serão brutalmente afetados e as mulheres, as mais prejudicadas, terão de trabalhar muitos anos mais para poder se aposentar. A justificativa de que o governo vai ter uma economia de R$ 900 milhões por ano e beneficiar os servidores é uma enganação, segundo ela. “O objetivo do governador é ter sobra de dinheiro para fazer obras que lhe deem visibilidade para sua campanha à presidência da República em 2022.”

 

TRABALHADORES CONTRA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA

Imediatamente após a decisão do presidente do STF, ministro Dias Toffoli, de derrubar duas liminares que barravam a tramitação da Reforma da Previdência do Estado de São Paulo, o presidente da Assembleia Legislativa, Cauê Macris, convocou para esta terça-feira, 18/2, sessões extraordinárias para votar a PEC 18/2019, que modifica o Regime Próprio de Previdência Social dos servidores públicos do Estado. O líder do PT, Teonilio Barba, disse que os trabalhadores serão chamados a resistir ao projeto e que os debates serão intensos. A aprovação de proposta de emenda constitucional exige votação em dois turnos.

 

É TIRANIA

A deputada Professora Bebel chamou de execrável a condução dos trabalhos do presidente da Assembleia Legislativa por incluir, nesta terça-feira, por meio de método autoritário, a Reforma da Previdência. “Algum deputado aqui foi chamado a discutir alguma coisa? Ah, mas já imagino quem foi chamado”, questionou a parlamentar, dirigindo-se a seus pares. “Isto não é República. É tirania.” Ela também advertiu seus colegas que acreditam que suas emendas serão acatadas: “o governador vai vetar todas e o que sobrará será o projeto original.”

 

 

BANCADA REUNIDA 

Como de costume, todas as terças-feiras pela manhã acontece a reunião das deputadas e deputados que compõem a bancada do PT na Assembleia Legislativa. No dia de hoje, 18/2, a bancada recebeu Bete Siraque, pré-candidata à prefeitura de Santo André, e o vereador de Embu Guaçu, Professor Reinaldo. O principal assunto do encontro foi a luta do partido nas eleições municipais deste ano. Bete Siraque é a primeira mulher pré-candidata na história de Santo André, ABC paulista. A reunião foi encerrada com um debate sobre a nova Comissão de Relações Internacionais e as CPI’s recém criadas na Alesp.

 

BOLSONARO: BAIXO E MEDÍOCRE

A deputada Márcia Lia solidarizou-se com todas as mulheres que foram insultadas hoje por Jair Bolsonaro em seu ataque misógino e machista contra a jornalista Patrícia Campos Mello, da Folha de S. Paulo. O presidente fez insinuações de natureza sexual para desqualificar a profissional que revelou a rede de distribuição em massa de fake news durante a campanha eleitoral do capitão. “Ela queria o furo. Ela queria dar o furo”, disse Bolsonaro. Segundo Márcia Lia, como ele não tem como se defender sobre as revelações feitas na CPMI das Fake News, utiliza-se do exercício de seu cargo de forma machista e covarde para agredir uma mulher. “Ele é baixo, medíocre e achincalha o posto de presidente da República.” Ela também informou que deputadas federais de vários partidos vão entrar com pedido de impeachment contra Bolsonaro.

 

TRILHOS EMBAIXO D’ÁGUA

O deputado Dr. Jorge do Carmo apresentou na tribuna reportagens sobre a interrupção da circulação de trens na Linha 12 – Safira da CPTM, por causa das chuvas ocorridas na segunda-feira, 17/2. Vários passageiros tiveram de descer dos trens e andar nos trilhos entre as estações Jardim Romano e Engenheiro Manoel Feio (Itaquaquecetuba). Jorge do Carmo apontou a responsabilidade do governo do Estado por não ter aplicado as verbas orçamentárias destinadas às obras de drenagem e de assoreamento de rios e córregos.

 

Acompanhe imagens desta terça (18)

 

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *