CENA POLÍTICA, TERÇA-FEIRA, 4 DE FEVEREIRO DE 2020

PT COMEMORA 40 ANOS DE LUTA

O líder da bancada petista, Teonilio Barba, falou sobre a comemoração dos 40 anos do Partido dos Trabalhadores. Fundado em 10 de fevereiro de 1980, o partido é o principal instrumento de luta da classe trabalhadora e das transformações sociais ocorridas no país nas últimas décadas. Barba lembrou que a origem do PT está associada ao movimento dos trabalhadores e sua organização nos sindicatos, às pastorais operárias, às comunidades eclesiais de base e aos movimentos populares urbanos e do campo. Neste ano, seu desafio é disputar o poder local e recuperar sua credibilidade, atacada implacavelmente por alguns meios de comunicação e por setores do judiciário e do empresariado brasileiros.

 

CONEXÃO INTERNACIONAL

Paulo Fiorilo defendeu nesta terça-feira, 4/2, a aprovação do regime de urgência do projeto de resolução de sua autoria que trata da criação da Comissão de Assuntos Internacionais. O objetivo dessa comissão permanente é formular proposições sobre temas relativos às relações internacionais e fomentar a integração das representações consulares e organismos internacionais sediadas no Estado, com os municípios paulistas e seus habitantes. O deputado também anunciou que está organizando seminário, programado para o dia 16 de março, que pretende reunir representantes de consulados de países estrangeiros e lideranças municipais para debater perspectivas de parcerias para investimento e projetos de geração de emprego e renda.

 

DIA MUNDIAL DE COMBATE AO CÂNCER

Nesta terça, 4 de fevereiro, comemora-se o Dia Mundial de Combate ao Câncer. O deputado Enio Tatto subiu à tribuna da Alesp para lembrar a data comemorativa, criada pela União Internacional contra o Câncer, com o propósito de aumentar a conscientização sobre o câncer e incentivar a prevenção e estratégias de combate à doença. O câncer é a segunda maior causa de mortes no mundo. O deputado aproveitou para defender a imediata regulamentação da lei de sua autoria (Lei 16.883/2018) que institui o serviço especial gratuito de transporte para tratamento de saúde das pessoas com câncer. Aprovada em 2018, a legislação não tem aplicação prática enquanto não for regulamentada. Tatto apelou ao governador e secretário estadual da Saúde para que isso aconteça o quanto antes possível.

 

SAÚDE NAS CIDADES

Durante o recesso parlamentar, o deputado Dr. Jorge do Carmo percorreu várias regiões do Estado. Visitou cidades das regiões de Araçatuba, Presidente Prudente e do Alto Tietê, onde apresentou as emendas de sua autoria que destinam recursos para investimentos nas estruturas e operações dos serviços de saúde nessas cidades. O deputado petista salientou a importância de as emendas parlamentares estarem sintonizadas com as necessidades e demandas da população do Estado de São Paulo.

 

 

 

DESAFIOS DE 2020

Márcia Lia disse que neste ano a Assembleia vai enfrentar temas importantes. Ela falou sobre a PEC 17/2019, que permite aos municípios destinar áreas institucionais para a implantação de programas habitacionais de interesse social, desenvolvidos por órgãos ou entidades da administração pública. A propositura foi aprovada nesta terça-feira depois da votação em dois turnos. A parlamentar também falou sobre o desafio da bancada petista de disputar projetos e fazer o enfrentamento das desigualdades sociais com a proposição de programas sociais, habitacionais e agroecológicos.

 

REUNIÃO DE BANCADA

Logo no início do dia, a bancada petista se reuniu com representantes do funcionalismo público para debater soluções para a luta do próximo período contra a aprovação da Reforma da Previdência do governo Doria, a PEC 18/2019. Na sequência, a bancada recebeu Rosângela Santos, vereadora do PT de Embu das Artes. A parlamentar partilhou experiências da cidade e do trabalho da pré-candidatura à prefeitura da cidade que vem realizando desde o ano passado. Veja imagens

 

NÃO À REFORMA DE DORIA

A deputada Professora Bebel realizou, na tarde desta terça (4), o primeiro ato contra a Reforma Estadual da Previdência e pelo reajuste salarial de professores, na porta da Assembleia Legislativa de SP.  Assista trechos

#AoVivoPrimeiro ato contra a Reforma Estadual da Previdencia e pelo reajuste salarial de professores. (PEC 18 e PLC 80)

Publicado por PT Alesp em Terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

#AoVivoPrimeiro ato contra a Reforma Estadual da Previdencia e pelo reajuste salarial de professores. (PEC 18 e PLC 80)

Publicado por PT Alesp em Terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *