Cena Política – Terça-Feira, 8 de Outubro
Cena Política – Terça-Feira, 8 de Outubro
CONGRESSO NACIONAL DA CUT

O deputado Teonilio Barba saudou o XII Congresso Nacional da CUT, que está acontecendo na cidade de Praia Grande, litoral paulista. Ele destacou os 36 anos de luta da central na defesa dos trabalhadores e do desenvolvimento nacional. Neste ano, o encontro promove debates sobre os ataques de governos liberais em todo o território nacional ao povo brasileiro, a defesa de trabalhadores de todos os setores, do campo e da cidade, da indústria e rurais estará contemplada. Barba disse: “A CUT faz parte da minha história de vida e da organização da classe trabalhadora.” Segundo ele, é preciso fortalecer o combate aos ataques dos governos federal e estaduais contra os trabalhadores por meio das reformas trabalhistas e previdenciárias, da emenda do teto de gastos e da lei de terceirizações. “Voltaremos a governar o país e vamos recuperar tudo o que foi destruído.”

 

ONCOCENTRO FICA!

Representantes da Fundação Oncocentro de São Paulo estiveram reunidos com a bancada petista na manhã desta terça (8) para reforçar o apoio contra um Projeto de Lei que Doria elaborou para fechar a instituição que existe há 45 anos no combate ao câncer.  A FOSP realiza 247 mil exames por ano, pesquisa em cancerologia, tratamento e confecção de próteses para amputados.

No encontro a bancada reafirmou seu compromisso para andar lado a lado com os funcionários do Oncocentro contra o fechamento desse importantíssimo equipamento. 

 

O QUE DEU ERRADO NA FURP?

A deputada Beth Sahão fez uma série de perguntas ao ex-secretário da Saúde Davi Uip, que foi ouvido pela CPI da FURP – Fundação para o Remédio Popular, nesta terça-feira, 8/10. A deputada apontou ao ex- secretário David Uip várias irregularidades e problemas na gestão da fábrica, que resultaram em prejuízos para a fundação, para os trabalhadores e para a população. Ela perguntou ao ex-secretário onde ocorreram os erros e o que foi feito para saná-los.

 

HOMENAGEM À REPÚBLICA POPULAR DA CHINA

Homenagem aos 70 anos de Fundação da República Popular da China e aos 45 anos de relações diplomáticas Brasil-China foi realizada nesta terça-feira, 8/10, na Assembleia Legislativa. O deputado Paulo Fiorilo, coordenador da Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento Econômico e Regional, recebeu a cônsul da China em São Paulo, Chen Peijie, e o vice-cônsul geral, Ying Zhaoxi, entre outros diplomatas. Também participaram da homenagem vários prefeitos e vereadores de cidades paulistas. Chen Peijie disse que a China resolveu o problema da fome e que a economia do país desenvolve-se de forma rápida e estável. O país oriental é hoje o principal parceiro comercial do Brasil. O Estado de São Paulo é o destino preferencial de empresas e cidadãos chineses.

 

PORTUGUESES QUEREM MAIS ESQUERDA

O deputado Paulo Fiorilo comentou as eleições em Portugal no último domingo, 6 de outubro. O resultado das urnas mostra que o povo português decidiu pela continuidade do governo da coalizão dos partidos de esquerda, chamada de Geringonça, liderada pelo Partido Socialista. Uma demonstração da aprovação popular de um governo que prioriza a atuação do estado em prol do bem-estar da população e que vai no sentido oposto ao receituário das políticas neoliberais de austeridade.

 

EMPRÉSTIMO PARA RECUPERAÇÃO DO TIETÊ

O plenário da Assembleia discutiu o PL 836/2019, que autoriza o Governo do Estado a realizar operações de crédito com instituições financeiras nacionais ou internacionais para financiar investimentos no programa de recuperação do Tietê. O valor dos empréstimos é de R$ 379.866.302,00. Os recursos devem ser empregados em dois projetos: o primeiro é o de recuperação do rio à montante da Barragem da Penha e o segundo é o de implantação do Reservatório de Amortecimento de Jaboticabal.

 

RECUPERAÇÃO SEM INFORMAÇÃO

A Bancada do PT, embora vote favorável ao projeto, tem apontado que a recuperação do Rio Tietê já vem sendo feita desde o início da década de 1990. Desde 1995, diversas operações de crédito foram feitas pelos governos tucanos e bilhões de reais foram investidos, sem que até hoje tenha havido qualquer informação transparente que esclareça a sociedade sobre o quanto já foi investido, quanto foi pago, quais investimentos já foram feitos e quais investimentos ainda restam por fazer.

 

COLETA E TRATAMENTO DE ESGOTO

Por esta razão, deputados da bancada apresentaram emendas com o objetivo de garantir a transparência que se espera de todos os governos. As emendas apresentadas pelo deputado Teonilio Barba, líder da Bancada do PT, preveem obrigações para a transparência da aplicação dos recursos na implantação do projeto. E emenda do deputado Emidio de Souza prevê a realização de investimentos também na rede de coleta e tratamento de esgoto nos municípios que integram o Subcomitê Pinheiros Pirapora (Jandira, Pirapora do Bom Jesus, Carapicuíba, Osasco, Santana de Parnaíba, Itapevi, Barueri) com recursos desse empréstimo.

 

DEFESA DAS PESSOAS DESAPARECIDAS

Na próxima quinta-feira, 10/10, será lançada na Assembleia a Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas Desaparecidas. Coordenada pelo deputado Luiz Fernando Teixeira, a frente defende a implantação do Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas, com a integração com todos os órgãos públicos, para facilitar, por exemplo, a localização de uma pessoa hospitalizada sem condições de avisar os familiares ou até mesmo os casos de morte. O cadastro interligado permitirá que o IML seja informado da procura e que as famílias sejam informadas sobre fatos ligados às pessoas desaparecidas.

 

JORGE DO CARMO COMEMORA O DIA DO NORDESTINO

Bolsonaro e sua visão etnocêntrica e colonialista sobre o nordeste e seus governadores já verbalizou muitos absurdos em menos de 1 ano de mandato, ainda assim, dia 8 de outubro é dia de orgulho para os nordestinos.
O início das grandes polêmicas veio em julho, quando, em café da manhã com jornalistas, o presidente atacou Flávio Dino (PCdoB), que é governador do Maranhão, e João Azevêdo (PSB), governador da Paraíba. Sem saber que seu áudio estava aberto em uma transmissão ao vivo, Bolsonaro disse ao ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni: “Daqueles governadores de ‘paraíba’, o pior é o do Maranhão”.
Já o ex-presidente Lula, aos olhos do povo nordestino só é lembrado de maneira grata.

Quando o ex-presidente completou 1 ano  de prisão política na Polícia Federal, em Curitiba, não foi difícil entender o porquê havia tanta gente aglomerada na porta do local: “você não sabe o que é viver no sertão sem água, luz e comida. Se alimentando de calango para não passar fome. Lula deu casa, trabalho e estudo para nossos filhos. Deu vida e dignidade para os nordestinos. Eu tinha que vir aqui agradecer”.
Mais cedo, o deputado Doutor Jorge do Carmo como bom nordestino veiculou no plenário da Alesp, um vídeo homenagem a vários nordestino famosos, entre eles, Ariano Suassuna e Maria Bonita.  Parabéns para ao povo que representa o país!

TRABALHADORES DO SETOR AUTOMOTIVO

Barba também falou sobre a emenda aglutinativa ao PL 752/19, como um fomento para o setor automotivo apoiado por 63 deputados que assinaram o documento. A emenda foi resultado de um grande trabalho de pesquisa, estudo e consulta realizado pelo deputado, entidades e a categoria metalúrgica, que faz parte de sua trajetória de vida.

Estou no plenário da Assembléia Legislativa de São Paulo#AoVivo#PTAlesp#DeputadoBarba

Publicado por Teonilio Barba Lula em Terça-feira, 8 de outubro de 2019

Mais imagens dos trabalhos deste terça (8) aqui:

 

CPI DA FURP
#AoVivo – A deputada Beth Sahão questionou o sucateamento da FURP
A deputada apontou ao ex- secretário David Uip irregularidades na gestão da fábrica que resultaram em prejuízos financeiros ao trabalhadores e para a população.

CPI DA FURP Beth SahãoQUESTIONA SUCATEAMENTO DA FÁBRICA DE MEDICAMENTOS.Deputada aponta ao ex- secretário David Uip irregularidades na gestão da fábrica que resultaram em prejuízos financeiros, ao trabalhadores e para a população.

Publicado por PT Alesp em Terça-feira, 8 de outubro de 2019

 

 

Plenário contra o PL 346/2019, de Altair Moraes (Republicanos) que pretende estabelecer o sexo biológico como o único critério para definição do gênero de competidores em partidas esportivas oficiais no Estado. A bancada petista é contra o projeto. Abaixo imagens de militantes LGBTQI na Casa.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *