Informativo da Liderança do PT – quinta-feira, 14 de janeiro
Informativo da Liderança do PT – quinta-feira, 14 de janeiro

Quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

Barba: anúncio de fechamento de fábricas da Ford causa tristeza e revolta

Após mais de cem anos instalada no Brasil, utilizando a mão de obra de dezenas de milhares de trabalhadoras e trabalhadores, utilizando recursos naturais e também econômicos, a Ford se aproveita de um momento de extrema vulnerabilidade política e econômica para encerrar sua produção de veículos em nosso país. No PT Assembleia.

Trabalhadores aprovam audiência pública em defesa dos empregos na Ford

A audiência será realizada no próximo dia 20, às 10h. Por conta das restrições da pandemia, a reunião será virtual.  De acordo com o deputado estadual Teonilio Barba (PT), a intenção é buscar um envolvimento maior do governo do Estado. “A audiência é mais um instrumento de luta para debater a gravidade da ação da Ford”, explicou. No Sindmetau.

Centrais sindicais defendem desenvolvimento, reindustrialização e empregos

CUT, Força Sindical, UGT, CTB, NCST e CSB divulgaram documento após reunião do Fórum das Centrais Sindicais nesta quarta (13), em que manifestam preocupação e repúdio pelo fechamento das fábricas da Ford, anúncio de fechamento de agências do Banco do Brasil e de milhares de demissões. As centrais se comprometem a organizar, mobilizar, resistir, enfrentar, propor e dialogar em torno de um projeto nacional de desenvolvimento, da reindustrialização e recuperação do crescimento do sistema produtivo. No PT Nacional.

Gestão Covas anuncia que escolas irão operar com esquema de rodízio e até 35% da capacidade máxima. Na RBA.

Sem-teto afirmam que se trata de um programa de crédito que atende empresários e reduz direitos de quem mais precisa. Na RBA.

Ex-chefe da Rota, nomeado presidente da Ceagesp por Bolsonaro, dá desconto a PMs e pressiona donos de bancas

Ex-chefe da unidade mais repressiva PM-SP, o coronel Ricardo Mello Araujo, ex-Rota, indicado por Jair Bolsonaro para a Ceagesp, pressiona informalmente donos de bancas a conceder descontos para PMs na compra de alimentos. “O bolsonarismo vai construindo sua base política com dinheiro público”, observou a jornalista Natalia Viana. No Brasil247.

PT pede ao Congresso realização de campanha nacional pela vacinação

Partido solicitou ao Congresso Nacional a elaboração, organização e implementação de uma campanha publicitária nacional para alertar a população brasileira sobre a necessidade de adesão e a eficácia da vacina para evitar a disseminação do vírus. No PT Nacional.

Reino Unido proíbe entrada de brasileiros e latinos por mutação do coronavírus detectada no Brasil

Pelo Twitter, o secretário de transportes do Reino Unido, Grant Shapps, afirmou ainda que voos de Portugal também estão suspensos “devido às suas fortes ligações com o Brasil”. Na Fórum.

A partir de 8 de fevereiro, WhatsApp vai compartilhar dados dos usuários com Facebook, Instagram e Messenger. Usuários resistem aos novos ‘termos de uso’ e buscam aplicativos de mensagens alternativos. Na RBA.

Aos 78 anos, Osvaldo Francisco Noce partiu às 2h30 desta madrugada de quinta-feira, 14. Sempre fez questão de carregar bandeiras nas manifestações, pela educação pública, pelos direitos dos trabalhadores, por uma vida digna a todos! No Jornalistas Livres.

Com Haddad e Mercadante, FPA estreia novo programa no dia 18

O novo programa substitui o Observa Br, programa que era exibido nas quartas e sextas-feiras, às 21h. O espaço manterá o acesso à lista de reprodução com todos os 66 programas anteriores. No PT Nacional.

VETOS DO GOVERNADOR

VETO TOTAL – PL 1.198/2015 – Dep. Gilmaci Santos (Republicanos) – Altera a Lei nº 6.374, de 1989, que dispõe sobre a instituição do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação – ICMS.

VETO TOTAL – PL 196/2018 – Dep. Maria Lúcia amary (PSDB) – Torna obrigatória a identificação e instalação de iluminação nas passarelas, faixas de pedestres e lombotravessias em rodovias, estradas e vicinais.
VETO TOTAL – PL 931/2019 – Dep. Aprígio (Pode) e outros – Proíbe a cobrança de tarifa de esgoto pelas companhias de saneamento básico do Estado quando não houver a devida comprovação da efetiva prestação completa de captação e tratamento de esgoto.
VETO TOTAL – PL 1.032/2019 – Dep. Dr. Jorge do Carmo (PT) – Institui normas gerais e procedimentos aplicáveis à regularização fundiária urbana e mecanismos para aprimorar a eficiência dos procedimentos de alienação de imóveis do Estado.
VETO TOTAL – PL 38/2020 – Dep. Frederico d’Avila (PSL) –Torna obrigatório o fornecimento de arroz e feijão, ao menos uma vez ao dia, durante todos os dias letivos, na alimentação escolar na rede pública de ensino do Estado.

DECRETOS

DECRETO 65.467/2021 Transfere para a Concessionária Linha Universidade S/A as atribuições e autorizações previstas no Decreto nº 62.159, de 24 de agosto de 2016, que declarou de utilidade pública, para fins de desapropriação, ocupação temporária ou instituição de servidão pela Concessionária Move São Paulo S/A, imóvel localizado no Município e Comarca de São Paulo, necessário à implantação da Linha 6 – Laranja da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *