Lembrar a Nakba nunca foi tão importante
Lembrar a Nakba nunca foi tão importante
         Informativo PT Alesp                    Sexta-feira, 10 de maio

A Nakba, palavra árabe que significa catástrofe, é lembrada pelos palestinos em 15 de maio, desde 1948, mas nunca foi tão importante como agora lembrar o início do projeto que transformou uma nação, que vivia há milhares de anos em sua terra, numa população refugiada e sob ocupação colonial estrangeira, submetida a um regime de apartheid e a um experimento social genocida que, nos dias de hoje, assombra o mundo em Gaza.
O ato solene Da Nakba ao genocídio em Gaza: 76 anos de colonização, promovido pela Federação Árabe Palestina do Brasil e pelas bancadas do PT, PCdoB e PSOL, na Assembleia Legislativa de São Paulo, junta-se às manifestações de resistência e denúncia do genocídio que já eliminou em Gaza mais de 30 mil vidas, 70% delas de mulheres e crianças.
O ato Da Nakba ao genocídio em Gaza: 76 anos de colonização será coordenado pelo presidente da Comissão de Relações Internacionais, deputado Maurici, nesta segunda-feira, 13/5, às 19h, no auditório Paulo Kobayashi, à avenida Pedro Álvares Cabral, 201, Ibirapuera, São Paulo (SP).

Assembleia Geral aprova resolução para tornar Palestina membro pleno da ONU

Nove países, incluindo os Estados Unidos e Israel, votaram contra. Resolução aprovada ainda não torna a Palestina membro pleno da Organização das Nações Unidas. No Brasil247.

Polícia Judiciária de Portugal prende neonazista por fomentar atentados em escolas no Brasil

Adolescente influenciava seguidores a cometer ataques em escolas e a morador de rua para monetizar nas redes; um dos atentados tirou a vida de uma estudante de 17 anos. Na RBA.

Privatizações trazem perdas de 86% nos repasses do Bilhete Único para o Metrô e a CPTM

Distorções em Convênio de Integração Operacional e Tarifária permitem que linhas privadas abocanhem mais recursos públicos embora transportem menos pessoas. Na RBA.

Nunes tirou R$ 1,7 bilhão da Educação de São Paulo, denuncia Boulos

Pré-candidato pelo Psol disse que o atual prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), cometeu crime de responsabilidade ao investir menos do que o mínimo constitucional na educação. Na RBA.

Caso Marielle Franco: PGR revela detalhes de como o assassinato da vereadora foi planejado

Documento da Procuradoria-Geral descreve os momentos que antecederam a morte da parlamentar carioca. Na Fórum.

Novo Ensino Médio é uma ameaça ao futuro da classe trabalhadora

Escolas sem infraestrutura, falta de formação adequada dos professores e diminuição da carga horária de disciplinas tradicionais estão entre as críticas ao modelo em vigor. Na CUT Nacional.

Sobe para 116 o número de mortes por chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul

Quase 2 milhões de pessoas foram afetadas pela tragédia, que atinge 437 municípios do Estado. Na CartaCapital.

Pacote federal de ajuda ao RS prioriza trabalhadores e toda a população gaúcha

“Vamos atender as pessoas”, disse Lula sobre R$ 50,9 bi para antecipar Bolsa Família e restituição do IR e liberar parcelas do Seguro-Desemprego, entre outras ações. No PT Nacional.

PT homologa candidaturas e alianças em 64 municípios com mais de 100 mil eleitores

Membros da Executiva Nacional do PT reunidos nesta segunda-feira homologaram as candidaturas e alianças que foram escolhidas de acordo com as determinações do Diretório Nacional do partido. No PT Nacional.

PLENÁRIOS E AUDITÓRIOS

62ª Sessão Ordinária
Sexta-feira, 10/5, às 14h, no plenário Juscelino Kubitschek.
Expediente.

Entrega do Colar de Honra ao Mérito para o cônsul da Coreia
Segunda-feira, 13/5, às 18h, no auditório Teotônio Vilela.
Iniciativa: deputado Paulo Fiorilo.

Ato solene Da Nakba ao genocídio em Gaza: 76 anos de colonização
Segunda-feira, 13/5, às 19h, no auditório Paulo Kobayashi.
Iniciativa: deputado Paulo Fiorilo.

Audiência pública com a finalidade de discutir o PLC 9/2024, que institui o Programa Escola Cívico-Militar no Estado de São Paulo
Terça-feira, 14/5, às 10h, no plenário Juscelino Kubitschek.
Convocada pela presidência da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Ato em favor da rodovia SP-57
Quarta-feira, 15/5, às 19h, no auditório Teotônio Vilela.
Iniciativa: deputada Professora Bebel.

Homenagem aos enfermeiros
Sexta-feira, 17/5, às 16h30, no Salão dos Espelhos.
Iniciativa: deputado Emidio de Souza.

AUDIÊNCIAS PÚBLICAS ORÇAMENTO 2025

DATAHORALOCALREGIÃO
10/mai18hSÃO CARLOS / CÂMARA MUNICIPALRA CENTRAL
17/mai10hEMBU GUAÇU / CÂMARA MUNICIPALRM SÃO PAULO
17/mai18hSÃO VICENTE / CÂMARA MUNICIPALRM BAIXADA SANTISTA
23/mai18hSANTA ISABEL / CÂMARA MUNICIPALRM SÃO PAULO
24/mai10hGUARATINGUETÁ / CÂMARA MUNICIPALRM VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE
24/mai18hSÃO SEBASTIÃO / CÂMARA MUNICIPALRM VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE
29/mai15hASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE SÃO PAULORM SÃO PAULO

COMUNICADOS

COMUNICADO – Presidente da Alesp – Convida as deputadas e os deputados e demais interessados para audiência pública a se realizar no dia 14/4/2024, terça-feira, às 10h, no plenário Juscelino Kubitschek, com a finalidade de discutir o PLC 9/2024, que institui o Programa Escola Cívico-Militar no Estado de São Paulo e dá providências correlatas.

EM PAUTA

PL 302/2024 – Governador – Dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2025.
Permanece em pauta, para recebimento de emendas, por 15 sessões, até 24/5/2024.

PROJETOS

PL 325/2024 – Dep. Ricardo França (Pode) – Institui diretrizes para manejo e doação de animais em situação de abandono recolhidos em faixa de domínio de estradas sob jurisdição do Estado.

PL 326/2024 – Dep. Ricardo França (Pode) – Institui o Programa Infância sem Racismo.

PL 327/2024 – Dep. Andréa Werner (PSB) –Autoriza o Poder Executivo a instituir o Programa de Reinserção Social para Internos Temporários em Equipamentos de Saúde Pública para Profissionalização (PRISP) no Estado.

PL 328/2024 – Dep. Ricardo França (Pode) – Declara de utilidade pública a Associação Somos do Bem de Indaiatuba, com sede naquele Município.

PL 329/2024 – Dep. Edmir Chedid (União) – Denomina “Vereador Isidoro Demarchi” o dispositivo de acesso localizado no km 168,300 da Rodovia Constante Peruche – SP 316, em Santa Gertrudes.

PL 330/2024 – Dep. Delegado Olim (PP) – Determina que os estabelecimentos de ensino informem as ocorrências ou indícios de episódios de intimidação sistemática (“Bullying”) praticados contra seus alunos à Autoridade Policial e ao Conselho Tutelar Estadual.

PL 331/2024 – Dep. Lucas Bove (PL) – Institui a “Semana do Etanol Paulista”.

PL 332/2024 – Dep. Carla Morando (PSDB) – Institui o “Mês Dezembro Transparente”, dedicado à conscientização e ao combate à corrupção.

PR 10/2024 – Dep. Marco Damasio (PL) – Fica instituída a “Medalha Ozires Silva”, que será concedida anualmente, pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, a empreendedores que atuam na área de tecnologia, inovação, educação e cultura aeronáutica.

REQUERIMENTOS

REQUERIMENTO DE INFORMAÇÃO 197/2024 Dep. Professora Bebel (PT) – Requer ao secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação informações sobre o processo de qualificação de Diretores para as ETECs administradas pelo Centro Paula Souza.

REQUERIMENTO DE COAUTORIA– Dep. Guilherme Cortez (Psol) – Com a anuência do autor, deputado Simão Pedro (PT), solicita coautoria no PL 1.737/2023 que institui a Política de Gestão dos Resíduos Sólidos Orgânicos. (Deferido.)

REQUERIMENTO DE LICENÇA – Dep. Rogério Nogueira (PSDB) – Solicita licença no período de 13/5/2024 a 20/5/2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *